Flora

O Parque Nacional do Iguaçu abriga a maior e mais importante área de floresta Estacional Semidecídua (floresta tropical subcaducifolia) do País. A vegetação dessa floresta está condicionada pela exposição a dois tipos de clima: um tropical, com época de intensas chuvas de verão, seguida por estiagem 

flora

acentuada, com temperaturas médias em torno de 22º C; outro subtropical, sem período seco, mas com seca fisiológica provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias inferiores a 15º C. Por efeito dessa dupla exposição a climas distintos, diferentemente do que ocorre nas florestas tipicamente tropicais, onde as árvores são permanentemente verdes (perenifólias), uma parte das árvores – entre 20% e 50% - perde as folhas durante o inverno.

Essa floresta cobria extensas áreas do território brasileiro, podendo ser encontrada em relevos dissecados nos planaltos que dividem as águas das nascentes do rio Amazonas – nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, ao mesmo tempo em que revestia as encostas inferiores das serras do Mar e da Mantiqueira – nos estados do Nordeste e em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e nas bacias dos rios Paraguai e Paraná – nos Estados de Mato Grosso do sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Uma pequena área do parque – uma ponta no extremo nordeste – é ocupada pela floresta Ombrófila Mista – a Floresta com Araucária – que se espalhava predominantemente pelos Estados da Região Sul, principalmente Paraná e Santa Catarina. A Floresta com Araucária tem seu desenvolvimento intimamente relacionado à altitude e, no Paraná, cresce, de modo geral, em altitudes superiores a 500 metros ou em linhas de escoamento do ar frio.


No Paraná, a Floresta Estacional Semidecídua cobria 94.000 Km2, praticamente metade  do território do Estado, e hoje se reduz a 


pequenos fragmentos, dos quais o Parque Nacional do Iguaçu é o maior e melhor conservado. A floresta Ombrófila Mista, que revestia 73.000 Km2, foi reduzida a cerca de 500 Km2 – 0,8% da área original. Não existem parques nacionais na área de ocorrência da araucária no Paraná.