destaque parnaiguacu2

Atrativos

As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani significa água grande.

Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vasão.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Acompanhe a vazão do rio Iguaçu: ;clique aqui

Relembre o caminho que os índios da região usavam para contornar as Cataratas do Iguaçu. O passeio Trilha do Poço Preto pode ser definido hoje como um Safari Ecológico. São 9 kms que podem ser feitos com caminhada, bicicleta ou carro elétrico. A trilha é realizada com guias bilíngües que falam sobre a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.

Tudo começa numa passarela suspensa de 320 metros, no coração do Parque Nacional, seguida da trilha em mão única, que podem ser observadas belíssimas espécies nativas do Parque.

A pequena viagem pelo interior da floresta do Iguaçu incide agora por uma ponte pênsil que leva a uma trilha rústica de 500 metros, passa por uma casamata de 10 metros de altura, e lá de cima uma vista panorâmica espetacular da floresta. Destaca-se a Lagoa do Jacaré, que concentra grande diversidade de animais aquáticos.

Agora chegou a vez de apreciar o rio Iguaçu, com uma navegação em um barco a motor pelo alto do Rio, passando pelo Arquipélago das Taquaras, com a opção de passeio em ducks e snorkeling, para observação da vegetação aquática.

Preste atenção para não perder nenhum detalhe, o retorno é feito pelas corredeiras, com passagem pela Ilha dos Papagaios, onde ao nascer e pôr-do-sol acontecem revoadas de milhares de papagaios.

Você pode escolher desembarcar no Porto Bananeiras ou no Porto Canoas.

Dicas - Use roupas confortáveis, não esqueça a água, protetor solar e repelente.

Duração – Dependendo das condições climáticas a média do passeio é de 4 horas

Atendimento:diariamente (inclusive Domingos e Feriados)

Horários:9h30min, 12h00 e 14h00.

Fone: +55 (45) 3529-9626

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Trilha das Bananeiras consiste em uma trilha de aproximadamente 1,5 km, que pode ser feito à pé ou  em veículo elétrico.

No caminho os curiosos de plantão vão avistar pequenas lagoas, onde são encontrados pássaros de hábitos aquáticos e exuberante vegetação. Os amantes da natureza ainda vão vibrar com as espécies da fauna e flora nativas do Parque Nacional do Iguaçu.

O passeio ainda combina navegação em barcos a motor pelo alto do Rio Iguaçu, chegando ao cais do Poço Preto e visitando uma casamata de 10 metros de altura, com observação da Lagoa do Jacaré, rica em fauna aquática e terrestre.A próxima parada é o Arquipélago Ilha das Taquaras.

No retorno ao cais Bananeiras há a opção de remar os caiaques infláveis(ducks), que proporcionam uma boa oportunidade de avistar várias espécies de animais e plantas nativas.

O passeio acontece com a supervisão de guias especializados e poliglotas que contam os detalhes da vida natural no Parque Nacional do Iguaçu.

Dicas:use roupas confortáveis, não esqueça a água, protetor solar e repelente.

Duração:2h30 minutos

MACUCO ECOAVENTURA

Atendimento:diariamente  (inclusive Domingos e Feriados)

Horários: 10h30min, 13h00 e 15h00.

Fone: 55 (45) 3529 9626

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.