Capa Site


Atrativos

-  O Polo Cataratas é localizado na cidade de Foz do Iguaçu / PR. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani significa água grande.

Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vasão.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

 

Cataratas do Iguaçu

Os ingressos para visitar as Cataratas do Iguaçu são vendidos online no site: https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/

O acesso ao atrativo é realizado através do Centro de Visitantes (CV), com ou sem uso do transporte interno, mediante pagamento de ingresso de entrada no PNI, normalmente; ou pela Portaria do PNI, antes da abertura do CV, para grupos acompanhados por condutores de visitantes credenciados. A contratação de guia de turismo ou condutor de visitantes é opcional.

A trilha possui 1,2km, com passarela de concreto, mirantes e saídas para a BR 469 ao longo do trajeto.

Trilha da Escola Parque

O início desta trilha é bem próximo à área de embarque dos ônibus no Centro de Visitantes. Ao invés de embarcar, dirija-se à entrada da Trilha da Escola Parque. Ela possui 2,4km de extensão (ida e volta), é linear e de nível fácil. A partir de lá, o visitante pode pegar o ônibus para ir até a trilha das Cataratas ou optar por fazer a Trilha da Canafístula, que fica bem próxima. Para realizar esta trilha é necessário adquirir os ingressos no Centro de Visitantes normalmente.

Trilha da Canafístula

A Trilha da Canafístula é uma trilha semicircular, possui 2,2km de extensão, da Escola Parque à entrada da trilha do Poço Preto.

 

Todas as trilhas podem ser realizadas com o apoio do aplicativo BoRa Parque Nacional do Iguaçu, que possui diversos conteúdos relacionados à educação ambiental, à cultura e à história da unidade de conservação, de maneira lúdica e acessível, contemplando também pessoas com diferentes deficiências. O visitante poderá baixar o app – neste momento disponível apenas para versão Android – e receber informações enquanto caminha pelo Patrimônio Natural da Humanidade.

Sobrevoar as Cataratas de Helicóptero é uma experiência incrível. O sobrevoo permite que o visitante tenha uma noção da dimensão dessa paisagem, fazendo surgir as mais diferentes sensações.

 

O passeio é realizado pela Concessionária Helisul Taxi Aéreo, para mais informações acesse o site: http://www.helisulfoz.com.br.

Uma aventura de barco com muita adrenalina pelas corredeiras do Rio Iguaçu culminando num verdadeiro banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. O ponto de partida do passeio é no interior do Parque Nacional do Iguaçu, sendo um dos atrativos extras oferecidos aos turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu.

 

O passeio é realizado pela concessionária Macuco Safari, para mais informações acesse o site: https://www.macucosafari.com.br.

 

Trilha da Caminhada (semicircular, 750m) e pátio da Base Avançada de Céu Azul

· Aberto livremente para visitantes em geral das 6h às 19h, todos os dias da semana, é o único atrativo do polo sem necessidade de agendamento. A trilha é exclusiva para caminhadas. Há pátio gramado com academia ao ar livre, disponível para exercícios físicos.

Ecotrilha (linear, ida e volta total 2km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados. É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul. Trilha ideal para observação da fauna e da flora e caminhadas.

Trilha da Cachoeira do Manoel Gomes (linear, ida e volta total 8km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados. É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul e passa por Trilha da Caminhada e Ecotrilha. É ideal para observação da fauna e da flora, caminhadas e banho de cachoeira. O banho de cachoeira é permitido no meio da trilha, na Cachoeira do Manoel Gomes, mas o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas no local é vetado, sendo permitido consumo de alimentos e bebidas não alcóolicas no pátio da BAV, antes ou depois da aventura.

Trilha da Cachoeira do Rio Azul (linear, parte circular, ida e volta total 18km)

Aberto para visitantes em geral das 8h às 17h, todos os dias da semana e para observadores de aves a partir das 5h da manhã, acompanhados com condutores de visitantes credenciados; É necessário realizar agendamento. O acesso ao atrativo será realizado através da Base de Céu Azul e passa por Trilha da Caminhada, Ecotrilha e Trilha da Cachoeira do Manoel Gomes.

 

É ideal para observação da fauna e da flora, caminhadas e banho de cachoeira. Os banhos de cachoeira são permitidos ao longo da trilha, mas o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas no local é vetado, sendo permitido consumo de alimentos e bebidas não alcóolicas no pátio da BAV, antes ou depois da aventura.

 

 

Trilha da Onça

Localizada no município de Serranópolis do Iguaçu, a trilha possui 9km de extensão, é linear e tem várias saídas para a Estrada Velha de Guarapuava. Agendamento gratuito pelo site gov.br ou aplicativo Meu Gov, procurar: agendamento de visitas ecoturísticas, ou direto nesse link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/visitar-unidades-de-conservacao-federais

Indicada para ciclismo, caminhadas e interpretação ambiental com ênfase na conservação da onça-pintada. Para mais informações sobre a trilha, fale com nossos voluntários do Time Panthera: Mauri Zardim (45)99124-2344 e Katia Zardim (45)99133-6235. 

Rota Beira Parque “Caminho do Iguaçu”

 

Esta ciclovia acompanha o traçado da BR 277 desde Cascavel até Santa Tereza do Oeste, depois segue margeando o PNI pelos municípios Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu (PR), em grande parte utiliza o leito da histórica Estrada Velha de Guarapuava. A ciclovia possui 200km de extensão e é indicada para ciclismo, caminhadas e cavalgadas. Para mais informações, acesse: https://www.caminhosdoiguacu.com.br/

 

Nas cidades de Capanema e Capitão Leônidas Marques/PR todos os atrativos são gratuitos. Empresas credenciadas ofertam o serviço de transporte aquaviário no rio Iguaçu. O serviço de condução de visitantes nas trilhas é ofertado por condutores com especialidade na observação de aves.

Rio Iguaçu (72km na margem de Capanema)

 

O atrativo possui acesso gratuito para visitantes em geral, em qualquer horário, todos os dias da semana. Não é necessário realizar agendamentos. Ideal para atividades de banho e uso de brinquedos náuticos não rebocados e sem propulsão a motor, a depender do trecho. A margem do rio, já fora do Parque, é indicada para caminhadas, ciclismo, piqueniques e observação de fauna e flora.

 

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} Cataratas do Iguaçu