Descrição/Fotografo

ATAs

Descrição/Fotografo

Seja um condutor

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Literatura Socioambiental

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    24 °C

    16 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    27 °C

    18 °C

Itatiaia - RJ

  • Quinta-Feira

    Chuva

    24 °C

    20 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    26 °C

    18 °C

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    25 °C

    12 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    26 °C

    14 °C

Itamonte - MG

  • Quinta-Feira

    Parcialmente Nublado

    24 °C

    17 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    27 °C

    14 °C


Parque Nacional do Itatiaia comemora 78 anos

 

A comemoração do aniversário de 78 anos do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro a ser criado no Brasil, aconteceu no último dia 14 de junho com programação especial, durante um belo domingo de sol.

A primeira parte da confraternização, que teve inicio as 09h com um café da manhã no Centro de Visitantes, contou com a presença de freqüentadores e também convidados que vieram de outros estados especialmente para a homenagem. Para abrir o evento, o público teve o privilégio de acompanhar a Banda Sinfônica da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que executou o Hino Nacional, enquanto o chefe do Parque, Gustavo Tomzhinski hasteou a Bandeira do Brasil. Logo em seguida os presentes foram convidados a se reunirem no auditório e Gustavo abriu oficialmente o evento, "há 78 anos Getúlio Vargas criou o primeiro parque do Brasil. Todos os anos comemoramos com a sociedade, pois é de extrema importância que a mesma faça parte destes momentos e se aproprie deste patrimônio natural. Quero agradecer a presença de cada um de vocês neste dia tão especial para o Parque Nacional de Itatiaia."

Do alto de seus 90 anos, o Prof. Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e especialista em conservação da natureza, deu prosseguimento ao evento, apresentando a palestra "Área Protegidas – Vitória e Derrotas". "É muito importante este momento para mim, pois entrei pela primeira vez no Parque do Itatiaia em 1940. Nesta época, meu grupo e eu saltávamos na estação de Itatiaia e subíamos a pé até o Pico das Agulhas Negras, era uma grande aventura. São 78 anos de história, sou mais velho que o parque", comentou ele, que enfatizou durante seu discurso sobre a necessidade de vontade política para o bem de todos e não somente para alguns.

Ainda pela manhã o Conselho Consultivo do Parna Itatiaia tomou posse e um documentário de 10 minutos sobre o parque emocionou o público presente com lindas imagens inéditas captadas em Time Lapse por Marcius Clapp e Peterson de Almeida. A equipe passou por volta de 20 dias na parte alta do Parna Itatiaia enfrentando muito frio e dificuldades técnicas para conseguir realizar o vídeo, que contou com o reconhecimento da platéia aplaudindo de pé. O filme foi tão surpreendente que ganhou comentários do chefe "fiquei arrepiado e com os olhos cheios de lágrima com essa filmagem, que foi uma ótima surpresa para nós".

Na seqüência, foi apresentado o trabalho de restauração da biblioteca e lançados o novo DVD do parque, com legendas em inglês, português e espanhol e as versões em inglês do site do PNI, do folheto e dos textos do Centro de Visitantes. Todo esse material foi elaborado com apoio de parceiros e voluntários, dentro da diretriz do ICMBio de melhorar a estrutura de recepção dos visitantes nacionais e estrangeiros.

Durante todo o final de semana a Passatempo Educativo conduziu atividade de educação Ambiental que incluíram apresentações teatrais, gincanas e oficina de origamis. Foi especialmente desenvolvido para a ocasião um origami do "sapo flamenguino (Melanophryniscus moreirae), síbolo do parque.

Por fim os convidados se reuniram para um agradável almoço com apresentação do show "Canções para vida na Terra", de Malu Rocha, que aproveitou o palco para puxar os parabéns para o parque. O evento foi encerrado com uma animada apresentação de forró conduzida pelo servidor "Paulo Mauá", no acordeon e família.

Julia Barroso

Assessora Comunicação Parque Nacional da Tijuca

 

Para visualizar as fotos do evento, clique aqui.


Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Leia mais

CONDUTORES DE VISITANTES

Leia mais

Visitas Escolares e Acadêmicas

Leia mais

Reservas

Abrigo, camping e travessias