Aberta Consulta Pública para os Editais de Concessões para o Parque Nacional do Itatiaia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prorrogou o prazo de consulta dos editais para os serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Itatiaia, Caparaó, Serra da Bodoquena e dos Lençóis Maranhenses. O prazo de consulta, que terminava no dia 10 de agosto, passou para 30 de agosto. As consultas públicas fazem parte do processo de participação da sociedade na construção dos editais. "A participação é importante para melhorar a qualidade dos editais, com contribuições da sociedade e de potenciais interessados no processo", ressalta Larissa Diehl, da Coordenação de Concessão e Negócios do ICMBio. Depois de analisadas as contribuições, a equipe pretende terminar os editais, que deverão demorar mais um mês até serem publicados. 

 

Quem quiser ter acesso e apresentar contribuições para os editais do Parque Nacional do Itatiaia pode fazê-lo através do link http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mais-info/9752-parques-do-brasil-visitar-e-proteger

O programa de concessão de serviços de apoio à visitação nas unidades de conservação (UC) federais tem como objetivo possibilitar que todo cidadão possa conhecer e desfrutar de experiências marcantes de lazer e recreação junto à natureza, em formas e modalidades que o levem a conhecer e a se comprometer com a defesa e a conservação do espetacular patrimônio natural brasileiro. Por isso, a visitação e a recreação nessas áreas necessitam observar regras claras e controladas de acesso e uso que compatibilizem o desfrute das experiências com a preservação da biodiversidade e a conservação dos processos ecológicos que estruturam essas incríveis paisagens.

 

Para o ano de 2018 está prevista a elaboração de editais de concessão de serviços de apoio ao uso público para onze unidades de conservação federais. A produção desses editais conta com uma importante etapa de consulta pública, onde os documentos preliminares "Projeto Básico de Concessão" e "Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira" são apresentados à sociedade e aos parceiros interessados para serem analisados e submetidos a considerações e contribuições.

 

Quem quiser ter acesso e apresentar contribuições para os editais do Parque Nacional do Itatiaia podem fazê-lo através do linkhttp://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mais-info/9752-parques-do-brasil-visitar-e-proteger