Descrição/Fotografo

ATAs

Descrição/Fotografo

Seja um condutor

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Literatura Socioambiental

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    27 °C

    19 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    29 °C

    17 °C

Itatiaia - RJ

  • Quinta-Feira

    Chuva

    25 °C

    20 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    28 °C

    20 °C

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    26 °C

    17 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    27 °C

    15 °C

Itamonte - MG

  • Quinta-Feira

    Chuva

    24 °C

    17 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    25 °C

    18 °C


CENTENÁRIO WANDERBILT DUARTE DE BARROS

Convite Centenário Wanderbilt

 

Wanderbilt Duarte de Barros nasceu no dia 25 de fevereiro de 1916, em Óbidos, estado do Pará. Fez seus primeiros estudos nessa cidade e depois em Belém. O curso secundário foi concluído em Passa Quatro (MG), onde também se formou engenheiro-agrônomo, na Escola Agrotécnica (1934-1937).

Entrou no Serviço Público, através de concurso (1940), para exercer atividades técnicas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sendo transferido para o Parque Nacional do Itatiaia, onde iniciou estudos botânicos na área de Dendrologia.

Em 1942 (setembro) foi nomeado diretor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde permaneceu até maio de 1943. Reconhecido pelos bons resultados ali prestados, é indicado para assumir a administração do Parque Nacional do Itatiaia (setembro/1943), onde fica até fevereiro de 1957.

Dotado de ampla visão administrativa e entusiasta por assuntos ligados a conservação da natureza, cria no PNI um núcleo que viria favorecer atividades científicas nessa porção da Serra da Mantiqueira. Dota a unidade sob a sua administração com dezenas de construções (sede, residências para funcionários, almoxarifado, usina de força, serraria, carpintaria, oficina, lavanderia, posto telefônico, estábulo), favorece a abertura e sinalização de trilhas, implanta a fiscalização, etc. Cria o periódico "Boletim do Parque Nacional do Itatiaia" que se constituiria num importante elemento de divulgação das pesquisas realizadas por notáveis pesquisadores na área do Parque. Expande o acervo da biblioteca através de compras, permutas e doações. Possibilita a implantação do Museu de Fauna e Flora. Apaixonado pelo turismo compromissado com a conservação da natureza viabiliza áreas de acampamentos e implanta o Abrigo Rebouças (1955), iniciando posteriormente a construção de outros abrigos, como o Lamego e o Massena, que seriam inaugurados em 1957 e 1959, respectivamente, quando ele já havia se retirado da administração do PNI. Os convites e o apoio que fornecia aos pesquisadores das mais diversas áreas para que desenvolvessem estudos no interior do Parque, contribuíram para a descoberta de uma infinidade de espécies novas e também para que o Parque do Itatiaia se tornasse mundialmente conhecido.

O reconhecimento pelo seu trabalho no PNI levou-o a exercer inúmeros cargos na esfera do Serviço Público da União. Aos 74 anos foi nomeado Superintendente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde teve papel importante na restruturação desse órgão. Graças ao seu empenho, foi possível o Brasil sediar o Congresso Internacional de Jardins Botânicos. Deixou o JBRJ, em 1995.

Wanderbilt Duarte de Barros faleceu em 30 de abril de 1997, aos 81 anos, 44 dias antes do Parque Nacional do Itatiaia completar 60 anos de criação.

O seu dinamismo e a sua coragem fizeram dele um profissional de talento e um administrador respeitado, quase um mito, lembrado até hoje na comunidade científica, pelos antigos servidores e pessoas da região que tiveram a honra de conhecê-lo.

 

 


Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Leia mais

CONDUTORES DE VISITANTES

Leia mais

Visitas Escolares e Acadêmicas

Leia mais

Reservas

Abrigo, camping e travessias