Parque Nacional do Itatiaia – Incêndio na Parte Alta “Press Release”

24/jul/2016

No final da tarde da última sexta-feira, dia 22/07, foram detectados quatro focos de incêndio na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia. Imediatamente após a detecção a brigada de combate a incêndios do parque iniciou as ações de supressão do fogo, o que contribuiu para que a situação não se agravasse ainda mais. No entanto as condições de tempo seco, vento forte, frio intenso e dificuldade de acesso tem dificultado a ação dos brigadistas. Os trabalhos prosseguiram durante a noite, quando o fogo diminui de intensidade, o que facilita o controle.

Aos brigadistas do ICMBio, que iniciaram o combate, somaram-se os esforços da brigada voluntária do parque, especialmente treinada e equipada para reforçar a equipe em casos mais graves. Além disso, estão participando das ações o IBAMA - através de dois esquadrões do PREVFOGO - e o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento Anjos da Montanha, bem como outros voluntários. O Exército Brasileiro, através da AMAN, forneceu suprimentos de emergência e está de prontidão, assim como o Corpo de Bombeiros e outras brigadas do ICMBio, para entrar imediatamente em ação caso sejam necessários mais reforços. Ao todo são aproximadamente 65 pessoas envolvidas na operação, que está sendo coordenada pelos Analistas Ambientais Leonardo Cândido e Marcelo Motta.

Dos quatro focos iniciais, até a manhã de hoje 3 já haviam sido controlados, de forma que os esforços foram concentrados no último, localizado na região da Pedra Furada, próximo à divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais. A área atingida, bem como as causas do incêndio serão determinadas pela perícia do ICMBio, porém o padrão de quatro focos simultâneos numa época sem registro de raios aponta para um incêndio criminoso.

Por questão de segurança a visitação na Parte Alta do PARNA Itatiaia está suspensa desde ontem, já que toda a equipe e estrutura do parque estão voltadas para as ações de emergência e logística de apoio. Caso a situação se normalize a visitação poderá ser reaberta na próxima segunda ou terça-feira. As informações serão constantemente atualizadas no site wwww.icmbio.gov.br/parnaitatiaia e www.facebook/parnaitatiaia.