Itatiaia tem Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental

 Foto: Cláudia Luiza

Teve início em outubro e está acontecendo todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, o curso Multiplicadores em Educação Ambiental do Parque Nacional do Itatiaia (RJ). As aulas são ministradas na Associação Educacional Dom Bosco por meio de seu Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. A previsão é que o curso, com 60 horas, termine no final deste mês, com as aulas práticas de interpretação ambiental na parte baixa e na parte alta do parque.
Com dez módulos teóricos e dois práticos, o curso aborda questões de legislação ambiental sobre UCs, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, gestão da biodiversidade, impactos ambientais das áreas de entorno, matriz energética, estrutura de projetos para educação ambiental, etnoconservação, saúde e percepção ambiental no Parna Itatiaia, além de abordar a criação, gestão e as características fisiográficas da unidade.
O objetivo do curso é capacitar pessoas que atuem nas áreas de educação e meio ambiente para a prática de educação ambiental em áreas naturais protegidas e seu entorno, fortalecer a rede de comunicação local em educação ambiental, discutir questões socioambientais, oferecer conhecimento do cenário nacional e local, debater sobre temas importantes da cultura ambiental e capacitar para operacionalização de ações de educação ambiental no Parna e seu entorno.
Foram abertas 40 vagas e 70 pessoas se inscreveram. A turma foi fechada com 50 alunos, dos quais 46 estão frequentando o curso assiduamente. A maioria dos alunos é de professores da rede pública e privada de ensino do entorno do Parna e que fazem visitas com seus alunos àquela unidade de conservação.