Descrição/Fotografo

ATAs

Descrição/Fotografo

Seja um condutor

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Literatura Socioambiental

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    31 °C

    19 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    33 °C

    22 °C

Itatiaia - RJ

  • Quinta-Feira

    Chuvas Isoladas

    29 °C

    19 °C

  • Sexta-Feira

    Chuvas Isoladas

    28 °C

    20 °C

Leia Mais
  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    28 °C

    17 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    30 °C

    17 °C

Itamonte - MG

  • Quinta-Feira

    Parcialmente Nublado

    28 °C

    17 °C

  • Sexta-Feira

    Parcialmente Nublado

    28 °C

    16 °C


PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA TEM MUTIRÃO VOLUNTÁRIO NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA

                       ICMBio

 

O Dia Mundial de Limpeza (Clean up the World) vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos e participativos do mundo. A cada ano milhões de pessoas, em cerca de 125 países, unem forças e “empunham” a bandeira da limpeza para conscientizar as pessoas através do exemplo prático de limpar parte dos resíduos que descartamos indevidamente no meio ambiente. No Brasil, o movimento é promovido pelo Instituto Ecológico Aqualung (www.institutoaqualung.com.br) desde 2003 e este ano foi realizado pela primeira vez na Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio de Janeiro, com a adesão da Prefeitura de Resende e do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), através de seu Programa de Voluntariado.

 A ação voluntária no Parque Nacional do Itatiaia aconteceu no dia 21 de setembro de 9:00 às 15:00 e contou com a participação de aproximadamente 55 voluntários independentes ou de grupos de parceiros do Parque, como a União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Excursionista Agulhas Negras e Grupo de Busca e Salvamento Anjos da Montanha. Apesar de o Parque contar com manutenção constante e ser considerado um local bastante limpo e preservado, foram recolhidos aproximadamente 186 Kg de resíduos diversos ao logo de 24 Km de estradas e 4 Km de trilhas percorridos.

Os voluntários se dividiram nas três regiões de maior visitação do Itatiaia: Parte Baixa, Parte Alta e Visconde de Mauá, abrangendo diversos atrativos, como o Abrigo Rebouças, a trilha das Prateleiras e as cachoeiras Véu de Noiva, Itaporani, Escorrega do Maromba e Santa Clara. No entanto, observou-se que a maior concentração de detritos foi encontrada ao longo das estradas, com destaque para sacos plásticos, garrafas PET, copos descartáveis, bitucas de cigarro e embalagens diversas de balas e biscoitos. É importante destacar que esses materiais são todos de grande persistência no ambiente e que além da poluição do solo, são muito perigosos para os animais silvestres que os ingerem, podendo inclusive causas a sua morte.

O resultado da ação foi considerado muito positivo, não apenas pela retirada dos resíduos, mas principalmente pela sensibilização das pessoas. Além dos voluntários que vieram ao Parque especialmente para o Dia Mundial de Limpeza, muitos turistas que estavam apenas passeando resolveram ajudar e se uniram ao mutirão.

Lembre-se, quando for a um parque ou outra unidade de conservação leve o seu lixo embora com você e o deposite em local adequado.

 

 

 

800x600 PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA TEM MUTIRÃO VOLUNTÁRIO NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-font-family:"Times New Roman";}


Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Leia mais

CONDUTORES DE VISITANTES

Leia mais

Visitas Escolares e Acadêmicas

Leia mais

Reservas

Abrigo, camping e travessias