ICMBIO E SEBRAE LANÇAM PROJETO DE FOMENTO AO TURISMO NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

No último dia 09 de outubro ocorreu o lançamento oficial do Projeto de Fomento ao Turismo no Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Trata-se de uma parceria a nível nacional entre o ICMBio e o SEBRAE para fortalecer as atividades da cadeia produtiva no entorno das Unidades de Conservação de forma integrada com o planejamento e objetivos destas.

A idéia central é o desenvolvimento do turismo sustentável alavancado pelo fortalecimento dos micro e pequenos negócios ligados direta ou indiretamente ao PNI, unindo os elos da cadeia produtiva do turismo na região.

O evento de lançamento foi realizado no ECOARTES, o Centro de Vivência do parque, e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre autoridades locais, parceiros e empresários interessados em participar do projeto. A programação incluiu a apresentação do projeto pelo SEBRAE, seguida da apresentação do diagnóstico inicial do projeto, cujo relatório pode ser consultado na íntegra aqui. Após o almoço, oferecido pelo SEBRAE com a contratação de empresas locais, os convidados fizeram ainda um passeio pelo parque, visitando o Centro de Visitantes e a trilha para o Lago Azul.

A expectativa do projeto tanto para o SEBRAE quanto para o Parque são muito positivas, representando uma grande oportunidade de trocas de experiências e trabalho em conjunto da Unidade de Conservação e seu entorno. Até o momento o programa já recebeu mais de 30 inscrições.