Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba Quissamã, RJ

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um paraíso que pouquíssma gente conhece.

Quissamã, RJ

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ

Parque-Nacional-da-Restinga-de-Jurubatiba.-Foto-Custodio-CoimbraO Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um paraíso que pouquíssma gente conhece. Até os próprios fluminenses não sabem que há um lugar como este no estado do Rio. Criado no dia 28 de abril de 1998, a reserva tem o objetivo de proteger um verdadeiro tesouro que é a área de restinga mais bem preservada do litoral brasileiro.

A região está na mira de pesquisadores e biólogos do mundo todo, pois abriga uma flora e fauna rica com muitas espécies que só existem ali. Jurubatiba tem moradores ilustres como jacarés do papo amarelo, cachorros do mato, tamanduás e uma infinidade de plantas, aves migratórias e peixes.

Acredita-se que a preservação da reserva se deu pela falta de acesso, pelo mar bravio e turvo (bem diferente da vizinha Região dos Lagos) e pelo desinteresse do governo em relação à Região Norte-Fluminense. Jurubatiba ocupa parte dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, sendo que este último detém 65% da extensão do parque.

A reserva tem 14.860 hectares de restinga, com 44 quilômetros de costa e abriga ainda lagoas costeiras e o Canal Campos-Macaé aberto no século XIX para facilitar o escoamento do açúcar produzido na região