destaque parnajurubatiba2

Parque Nacional da Restinga de JURUBATIBA

 

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.

Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas, que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade. Além disto o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um importante ponto para aves limícolas migratórias que em suas lagoas encontram alimento para reporem suas reservas energéticas e continuarem sua migração.

A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.

Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.

btn institucional