parques dest1


Atrativos

ATRATIVOS

A região oferece uma paisagem magnífica e conta com dezenas de atrativos para todos os gostos: cascatas, mirantes, paredes, trilhas, esportes de aventura, atrativos de fácil acesso, etc.

Os atrativos situados no Parque Nacional de São Joaquim que se encontram abertos à visitação são:

-Morro da Igreja

O cartão postal é o Morro da Igreja, com vista para a Pedra Furada. Neste ponto a altitude é de 1.822 metros. A VISITAÇÃO, TEMPORARIAMENTE, ESTÁ INTERROMPIDA, DEVIDO A OBRAS NA ESTRADA DO MORRO DA IGREJA.

ATENÇÃO:

O ACESSO AO MORRO DA IGREJA É LIMITADO E REQUER AUTORIZAÇÃO DO ICMBIO. VERIFIQUE INFORMAÇÕES NO LINK ¨QUANDO IR¨ ou ¨AUTORIZAÇÃO PARA INGRESSO¨

-Trilha da Pedra Furada

Essa trilha dá acesso diretamente à Pedra Furada com bela vista para os paredões da Serra Geral. O trajeto de ida e volta é de 8km e costuma tomar entre 5 e 6 horas de caminhada. Para acessá-la o visitante deve contratar um condutor cadastrado na unidade de conservação (lista de condutores do parque no link orientações) e este deve realizar o procedimento para agendamento da visita. Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois o limite da capacidade de carga da trilha é de 30 pessoas por dia (sendo que cada condutor pode conduzir no máximo 10 visitantes).

-Trilha da nascente do Rio Pelotas

Fazendo esse passeio, o visitante terá vistas de tirar o fôlego (inclusive para a Pedra Furada e o paredão que dá o nome do Morro da Igreja) e poderá conhecer a nascente do Rio Pelotas. O trajeto percorre 9km e costuma ser feito em 5 e 6 horas de caminhada. Para fazer esse passeio o visitante deve entrar em contato com o parque através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando a data que pretende fazer a visita e a quantidade de pessoas, bem como nome completo e CPF de todos. Antes de acessar a trilha, o visitante deve ainda comparecer à sede do Parque em Urubici para preenchimento e assinatura do "Termo de conhecimento de riscos".

-Trilhas e cascatas nos Campos de Santa Bárbara

A sede Santa Bárbara está situada na estrada geral da Santa Bárbara a 3km da localidade Vacas Gordas na SC-110, trata-se de uma estrada de terra municipal que corta o parque levando até Bom Jardim da Serra passando por campos de altitude, florestas de araucária e pela beira do Rio Pelotas. Na sede se iniciam duas trilhas sinalizadas e de fácil acesso: a Trilha da Goiabinha tem 2km (ida e volta) e dá acesso à cachoeira do Xaxim; e a Trilha da Cascatinha com 4km (ida e volta) que leva à cachoeira de mesmo nome. Para visitar estes atrativos, basta se identificar na Sede do ICMBio localizada em Santa Bárbara.

O Parque Nacional de São Joaquim recomenda sempre a contratação de condutores. Além de aumentarem a segurança do visitante, contribuem também para uma visita mais interessante pois possuem diversos conhecimentos a respeito da história, biologia e geologia da região. Acesse a lista de condutores cadastrados na unidade de conservação no link orientações.