Quem Somos

Parques Nacionais são uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral, prevista na Lei 9985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

 Os Parques Nacionais têm por objetivo básico a preservação da natureza, sendo admitido somente o uso indireto dos recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição, conforme determinado pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O ICMBIo foi criado pela Lei 11.516 de 28 de agosto de 2017 , com a missão de :  "formular e implementar políticas públicas ambientais visando proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável".

PROPÓSITO DO PARQUE :

O Parque Nacional de São Joaquim é o primeiro parque nacional do estado de Santa Catarina e foi criado para preservar a biodiversidade, as belezas naturais e os aspectos do patrimônio histórico e cultural, característicos do Planalto Sul Catarinense e da encosta da serra Geral, inseridos no bioma Mata Atlântica, garantindo a compatibilidade da recreação, do lazer, da pesquisa científica e da educação ambiental com um ambiente saudável para as presentes e futuras gerações.

 

Conheça mais sobre o trabalho do ICMBIo no site www.icmbio.gov.br.