Leia Mais
  • Sábado

    Chuvas Isoladas

    18 °C

    11 °C

  • Domingo

    Pancadas de Chuva a Tarde

    20 °C

    12 °C

Teresópolis - RJ

  • Quinta-Feira

    Parcialmente Nublado

    25 °C

    14 °C

  • Sexta-Feira

    Chuvas Isoladas

    19 °C

    12 °C

Descrição/Fotografo

Lista de aprovados no TAF e THUFA

Descrição/Fotografo

Importante!

Descrição/Fotografo

Embaixadores do Parnaso

Descrição/Fotografo

AVISO IMPORTANTE ! REAJUSTE!


PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO)                                               ASSISTA O VIDEO DO PARQUE            

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

* Quando for visitar as Sedes do Parque, baixe o mapa de Trilhas abaixo, para sua melhor orientação

Sede Teresópolis                       Sede Guapimirim (Em confecção)                       Sede Petrópolis (Em confecção)

 

 


Leia mais

Plano de Manejo

Clique aqui!

Leia mais

Conselho gestor

Entenda

Leia mais

Conheça o PARNASO

Mais informações

Leia mais

Visitas Escolares

Mais informações