Geologia

Serra dos Órgãos é o nome do trecho da Serra do Mar na região central do Estado do Rio de Janeiro. O PARNASO apresenta relevo bastante acidentado com grande variação altitudinal. Em uma área relativamente pequena (20.024 hectares) a altitude varia de 80m a 2.263m na Pedra do Sino, ponto culminante do Parque.

A região abrangida pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé pertence ao sistema orográfico da Serra do Mar, constituído essencialmente de gnaisses granitóides da era Proterozóica, com idade estimada no período Pré-Cambriano A ou Superior Novo. Essas rochas gnáissicas ocorrem associadas a pequenos maciços de granitos antigos laurentianos compostos de: microclina (alotriomorfa), albita-oligoclásio, quatzo e muscovita. Podem ocorrer, também, associações com migmatitos, rochas carbonáticas, xistos e quatzitos. Na região de Teresópolis, encontram-se esses granitos com granulação grosseira.

Esses gnaisses constituem-se em sua grande maioria de oligoclásio, biotita, hornblenda com variedades leucocráticas e hololeucocráticas, tendo como exemplos típicos o topo do Nariz do Frade e a Pedra da Cruz.

Estruturalmente, a região é bastante complexa, com falhamentos de grande extensão, escalonadamente combinados à erosão, que determinam os limites bem definidos da Serra do Mar, sugerindo daí a característica de "frente dissecada do bloco falhado". A intensa migmatização e granitização das rochas da Serra dos Órgãos possivelmente foram associadas ao evento termotectônico do Ciclo Brasiliano (620 m.a.)