Mutirão de recuperação e sinalização na trilha Uricanal

Fechando a programação da comemoração dos 73 anos de criação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, funcionários e voluntários da terceira unidade de conservação mais antiga do país participaram de um mutirão de recuperação da trilha Uricanal, que liga os bairros do Caxambu e Bonfim, em Petrópolis. A rota de seis quilômetros de extensão faz parte do projeto “Caminhos da Serra do Mar”, recém lançado pelo PARNASO, e, por ter sido reaberto agora para o público, precisava de manutenção.

zmochila1

Vinte pessoas se encarregaram de abrir um pouco mais a trilha em alguns pontos, retirar charcos que contribuíam para a erosão e atrapalhavam a passagem dos caminhantes e fazer a sinalização do caminho. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos conta com uma equipe treinada para fazer a sinalização rústica, pintando pequenas setas vermelhas nas árvores ou pedras em trechos que podem confundir o caminhante.

zmochila3

“Essa marcação é fundamental para que, principalmente, o público menos experiente possa visitar essa trilha. Começamos aqui na Uricanal e vamos fazer também em outras partes do caminho, como a Cobiçado Ventania”, relata o Chefe do PARNASO, o Analista Ambiental Leandro Goulart.

A trilha foi percorrida em cerca de cinco horas, um tempo acima do normal para o percurso devido às três frentes de trabalho. O pessoal responsável por retirar o charco, por exemplo, teve que procurar uma opção de desvio em um trecho de cerca de trinta metros.

zmochila8

O grande volume d´água escondido em meio a vegetação rasteira complicaria a passagem de caminhantes, que ficariam com os pés encharcados caso não estivessem com calçados impermeáveis. Além disso, o impacto seria bem maior caso fosse mantido esse trajeto. E a busca por um atalho pela esquerda acabou sendo mais proveitosa do que se imaginava: No novo caminho foi encontrado um girau, estrutura montada por caçadores para observar e atirar em animais.

Já na primeira visita após sua efetivação como parte dos Caminhos da Serra do Mar, a Uricanal já cumpre sua função, além de oferecer lazer para os caminhantes: Reprimir a ação de pessoas interessadas apenas em danificar a Mata Atlântica!

zmochila4