PARNASO tem duas novas espécies de plantas

Duas novas espécies de samambaias foram descritas com base em material botânico coletado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, como resultado da pesquisa desenvolvida por Pedro Bond Schwartsburd, da USP.

 As duas espécies novas, chamadas de Hypolepis rugosula pradoana e Hypolepis stolonifera nebularis, são endêmicas de campos de altitude e matas nebulares, que ocorrem no parque a partir de 1800m de altitude. Uma delas, H. rugosula pradoana, foi classificada como vulnerável, com poucas populações conhecidas.

hypolepis rugosula subsp. pradoana

Hypolepis rugosula subsp. pradoana

 

hypolepis stolonifera var. nebularis

Hypolepis stolonifera var. nebularis

 

O material coletado no PARNASO é o holótipo das espécies, isto é, o material no qual se baseia a descrição de uma espécie nova.

Para a coordenadora de pesquisa do PARNASO, Cecilia Cronemberger, “os campos de altitude do parque ainda são muito pouco conhecidos e podem guardar mais espécies ainda desconhecidas da ciência”.

A referência completa do artigo é Schwartzburd, PB, 2012. Three new taxa of Hypolepis (Dennstaedtiaceae) from the Brazilian Atlantic Forest, and a key to the Brazilian taxa. Kew Bulletin 67:815-825 (2012).