ÁGUA E CIDADANIA EM DEBATE NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de outubro em Teresópolis/RJ, o 5º Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos, que teve como tema "Água e Cidadania" e foi promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (CTEA/CONPARNASO).

O Encontro teve o objetivo de problematizar as dificuldades e potencialidades da participação social na gestão pública das águas e do ambiente, buscando caminhos para o fortalecimento da cidadania nos fóruns democráticos da região.

O evento foi aberto com uma vivência de integração proposta pela psicóloga Silvia Rocha, que também desenvolveu outras vivências ao longo do encontro, aproximando os participantes e potencializando suas contribuições.

A mesa de debate "Participação social na gestão das águas" colocou em discussão as possibilidades e limites da atuação popular nos Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como a importância de seu acompanhamento pelos conselheiros de UCs e demais sujeitos da sociedade.

zencontro ambiental2 MM

A tarde do primeiro dia foi dedicada à apresentação de trabalhos de Educação Ambiental que contribuem para a mobilização social em processos de gestão das águas.

A segunda mesa de debates, intitulada "Educação Ambiental para a gestão participativa das águas", traçou uma análise do papel da educação formal e não-formal na gestão ambiental pública, resultando em um rico debate entre os mais de cem educadores presentes.

Na tarde do segundo dia, os participantes puderam optar por uma das seis oficinas práticas oferecidas. Percepção de riscos relacionados aos corpos hídricos, saneamento básico, cuidado com o ambiente e metodologias para a análise de problemas ambientais locais foram alguns dos temas trabalhados nessas oficinas.

No terceiro dia, o analista ambiental Breno Herrera conduziu um debate sobre as perspectivas futuras da gestão das águas, problematizando a precificação deste valioso bem comum.

Um ato ecumênico marcou o encerramento do encontro e discutiu a contribuição dos saberes religiosos e não científicos para a gestão do ambiente.

zencontro ambiental5
Atividades culturais não poderiam faltar ao evento, tendo em vista a importância desses espaços na consolidação de uma atitude colaborativa e integradora entre os participantes do grupo.

"Este encontro, a exemplo dos anteriores, foi um grande convite ao engajamento de mais sujeitos na gestão do Parque Nacional e das Bacias Hidrográficas, bem como nos diversos conselhos que pensam as cidades e sua relação com os rios e com a Mata Atlântica", afirmaram Marcia Monaco e Yemen Vieira, Coordenadoras da Câmara Técnica de Educação

Ambiental do CONPARNASO. O Encontro teve a participação de cerca de 150 pessoas, entre estudantes, professores, gestores públicos e lideranças comunitárias.

zencontro ambiental3 MM