XI Encontro de Pesquisadores do PARNASO é um sucesso

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos realizou, nos dias 27 a 30 de novembro de 2013, o seu décimo primeiro encontro de pesquisadores.

site1

O evento teve início no dia 27, com um workshop sobre campos de altitude, do qual participaram pesquisadores que trabalham neste ecossistema e servidores de UC que protegem campos de altitude: os PARNAs Serra dos Órgãos, Serra da Bocaina e Itatiaia. Alguns dos resultados da reunião foram a sugestão uma publicação com sínteses de conhecimento sobre os campos de altitude e a manutenção deste fórum, com encontros anuais.

De 28 a 29 de novembro, mais de 100 pessoas estiveram presentes no auditório do PARNASO. Houve 10 apresentações orais e 18 pôsteres de pesquisas realizadas no PARNASO, e três mesas redondas. Uma das mesas redondas discutiu os prováveis impactos da poluição atmosférica do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ, em fase de implantação, sobre a biota do parque. Preocupados com os possíveis impactos, os pesquisadores presentes redigiram uma moção a ser entregue ao órgão licenciador do empreendimento solicitando que a área do PARNASO seja incluída na rede de monitoramento de poluição atmosférica.

site3

As outras mesas redondas discutiram os desafios das ciências sociais na área do PARNASO e a integração entre alguns grandes projetos que tem um componente de monitoramento da biodiversidade, incluindo o projeto de monitoramento desenvolvido pela COMOB/DIBIO, que está em fase de implantação no parque.

Houve ainda uma homenagem aos funcionários e servidores que apoiam o desenvolvimento da pesquisa na UC, auxiliando pesquisadores a encontrar áreas adequadas para experimentos, repassando informações, e muitas vezes, participando efetivamente dos trabalhos de campo.

Para Cecilia Cronemberger, coordenadora de manejo da biodiversidade do PARNASO, "Este encontro foi bastante produtivo. Além de promover a integração entre diferentes grupos de pesquisa, saímos do encontro com alguns resultados concretos, como o estabelecimento de um grupo de trabalho sobre poluição atmosférica, que vai ajudar o parque a interpretar resultados técnicos e avaliar as ameaças; e a proposta de publicação de um segundo volume do livro 'Ciência e Conservação na Serra dos Órgãos'. Além de muitas ideias para o próximo encontro, no ano que vem".

Após o encontro de pesquisadores do PARNASO, ocorreu no parque o II Encontro de Mastozoólogos do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Participaram deste evento cerca de 130 pesquisadores de diferentes instituições. O encontro discutiu, entre outros temas, a necessidade de atualizar a lista de fauna ameaçada do estado. Um minicurso de taxidermia ensinou a preparar peles de mamíferos para exposição, e alguns animais encontrados atropelados pelo projeto Fauna Viva foram taxidermizados e serão expostos no Centro de Visitantes do parque.

site4

Os anais do encontro estão disponíveis no site do PARNASO, em http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/pesquisa-cientifica/5-pesquisa-cientifica/42-encontro-de-pesquisadores.html

site2