Serra dos Órgãos registra recorde de visitação

 O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) completou 75 anos de existência em novembro e em 2014 já registrou número recorde de visitação. Procurado por uma enorme gama de visitantes, a Unidade de Conservação (UC) recebe pessoas do mundo inteiro, com público que varia desde crianças e pessoas com dificuldade para se locomover até escaladores dos mais experientes.


O Parque tem um forte apelo de visitação no inverno, pois a época do ano é propícia à prática do montanhismo. Entretanto, o auge da visitação é durante os meses de dezembro a fevereiro, período das férias de verão, quando os moradores, principalmente do entorno, vem à Unidade para se refrescar nos belos poços, cachoeiras e na piscina natural da sede de Teresópolis.

Segundo Leandro Goulart, chefe da UC, a visitação tem aumentado gradualmente no decorrer dos anos. Até outubro, a visitação já tinha superado em mais 45 mil o antigo recorde, que foi de137.972 visitantes no ano de 2012. O mês de janeiro foi o que mais se destacou dentre os outros, quando a quantidade de visitantes foi quase sete vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. De todos os meses, julho foi o único no qual a visitação não bateu o recorde dos anos anteriores.


"O Parque Nacional da Serra dos Órgãos vem se destacando na região como um espaço para a realização de turismo de aventura, e diversos projetos vem sendo desenvolvidos para que essa posição seja consolidada, como os Caminhos da Serra do Mar e Embaixadores do PARNASO", destacou Leandro.

DSCN0216

Funcionários do PARNASO, percorrem um dos principais atrativos da Unidade, a famosa e desafiadora Travessia Petrópolis Teresópolis.

Foto: Bruno Nepomuceno

Matéria: Renato Coelho