Ferramenta avalia quantidade de visitantes na Serra dos Órgãos

A administração do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em parceria com a empresa Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade (SACIS), instalou em outubro um contador de visitantes na trilha Cartão Postal, em Teresópolis (RJ), para avaliar quantos visitantes percorrem esse atrativo do Parque diariamente. 

Em 30 dias de operação, o contador, que fica escondido (enterrado) e transmite diariamente as informações de forma automática para uma plataforma online de análise de dados, já contabilizou 1182 visitantes na trilha. Além disso, o equipamento registra os dias da semana de maior visitação e os horários que a trilha é mais procurada pelos aventureiros.

Sem título

No período analisado, o dia de maior visitação foi 19 de outubro, momento em que a trilha foi percorrida por 183 visitantes.

O dia da semana mais visitado é o sábado e o horário preferencial é por volta das 11 horas. Em média, a trilha é
percorrida por 38 visitantes todos os dias, dados que superaram as expectativas da administração da UC. Aberta em 2009 para visitação, o atrativo Cartão Postal é hoje uma das principais trilhas da sede Teresópolis do Parque.

"Com a utilização deste equipamento, podemos ter uma ideia de quanto do nosso público visitante realmente tem interesse neste tipo de atividade. Nosso próximo passo é comparar o número de visitantes na sede Teresópolis com o número de pessoas que percorrem as trilhas e traçar estratégias de sensibilização deste público", afirmou Leandro Goulart, chefe do Parque Nacional.

Os contadores de visitantes são placas acústicas totalmente enterradas no solo. Sempre que são pressionadas,
ou seja, pisadas por um visitante, contabilizam o número de visitantes, o sentido da marcha e o horário. Os dados contabilizados são enviados diariamente para uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer computador com acesso à internet. Além de armazenar os dados, a plataforma faz tabelas e gráficos, facilitando a análise dos dados gerados.