Big Day Brasil Primavera 2015

11057393 10207500863023792 8652850417812757601 n

 

A observação de aves é uma atividade de lazer, onde os praticantes apreciam as aves livres em seus ambientes naturais. Cada praticante tem seu próprio estilo, alguns gostam de observar as aves com binóculos e fazer listas, outros preferem fotografar, filmar, gravar sons ou utilizar todas estas ferramentas juntas. Atualmente são mais de 30 mil observadores de aves no Brasil. A observação de aves é uma atividade reconhecida como grande aliada da conservação, uma vez que é uma forma de restabelecer o contato do homem com a natureza, fazendo com que os praticantes atuem em prol da conservação. Os observadores de aves contribuem com a divulgação das aves e dos ambientes naturais, com o conhecimento científico sobre a avifauna e atuam como aliados na proteção da natureza.

Com o intuito de conhecer mais sobre a avifauna brasileira e fortalecer o birdwatching no Brasil, incentivando a prática no país e criando uma comunidade de observadores de aves atuando por um objetivo comum foi iniciado este ano o Big Day Brasil.

Vem aí o Big Day Brasil Primavera 2015!

No dia 10 de outubro de 2015 todos estão convidados a observar aves e quebrar todos os recordes.

Faça listas e compartilhe no eBird. Vamos rumo ao maior número de espécies de aves brasileiras registradas em um único dia, no maior número de localidades e com o maior número de listas compartilhadas.

Será que conseguimos 1700 espécies? Vamos nessa?

Compartilhe o evento do Facebook e convide seus amigos!

Aproveite para observar aves nas Unidades de Conservação brasileiras e contribua para o conhecimento da avifauna desses ambientes naturais tão preciosos e importantes para toda a população do nosso país.

Você pode se inscrever através do seguinte website para concorrer a prêmios: http://bigdaybrasil.com.br/

Acompanhe também a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/666791770088188/

Saiba como participar:

Insira os seus registros feitos no dia 10 de outubro no eBird (www.ebird.org) no máximo até o dia 15 de outubro.

Esta parte é simples! Basta criar uma conta no eBird e submeter os seus registros. Não se preocupe, você não precisa ser um birdwatcher experiente ou fazer uma lista do dia todo. Mesmo uma lista de 30 minutos da sua janela, do seu jardim ou de uma praça vizinha de sua casa já ajudará muito. Mas é claro, uma lista de um dia inteiro será muito bem vinda, mas não é um requisito! Submeta os seus dados assim que puder.

Se organize em grupos com os amigos para registrar o maior número de espécies!

Saiba mais sobre o Big Day:

Por mais de 30 anos o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell através do Team Sapsucker tem feito Big Days para arrecadar fundos para a conservação de aves. Em 2015 foi organizado o primeiro Global Big Day no dia 9 de Maio, onde o Brasil teve uma participação expressiva! Ficamos em segundo lugar em número de espécies, com 1125 espécies de aves observadas e em terceiro lugar em número de listas. Isto porque Maio no Brasil é um mês com menor atividade das aves.

Com o intuito de realizar um Big Day na melhor época para observação de aves no Brasil, a SAVE Brasil, o Avistar Brasil, o Observatório de Aves do Instituto Butantan e a PUC/RJ organizaram o Big Day Brasil Primavera.