Pesquisador procura maior conhecimento sobre as Myrtaceae no PARNASO

Myrtaceae é uma família botânica muito numerosa na Mata Atlântica. As mais conhecidas são pitanga, jabuticaba e cabeludinha. Há uma grande variedade de Myrtaceae no PARNASO e o pesquisador Luís Fernando Gonçalves da Silva está realizando um importante trabalho de inventário e classificação.

Pesquisador em ação. Guia no site em breve

Luís é botânico e mestre em Biodiversidade em Unidades de Conservação pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. "Trata-se de um grupo muito difícil de identificar, de se chegar nos gêneros e nas espécies, que são contempladas em poucos estudos", destacou. Luís está realizando o levantamento e um check-list detalhado das plantas em toda a área do PARNASO. Ele é montanhista e conhece muito bem o território do parque, fato que permite um levantamento em uma grande área de extensão que inclui as quatro fitofisonomias do PARNASO: floresta Baixo Montana, Montana, Alto Montana e Campos de Altitude.

Mytraceae de campo de altitude

As Mytaceae estão presentes em todas. Luís utiliza-se do método do "caminhamento livre" e faz as coletas, executa fotografias e completa com o georeferenciamento. O produto gerado é um guia, um álbum das espécies de Mytaceae que estará disponível no site do PARNASO em breve. Foram dois anos de pesquisa para o mestrado com a orientação de Marly Pires Morin do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e co-orientação de Marcelo da Costa Souza da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). "Acho que o trabalho ainda não está pronto. Nasci em Guapimirim e tenho uma enorme vivência no PARNASO. Aprendi a amar e valorizar o parque e quero que este sentido se espalhe. Quero passar isso adiante e produzir este fruto para todo o entorno", contou Luís com emoção.

Eugenia cinearasiens - Alto Montana

Reportagem de Francisco Pontes de Miranda Ferreira – Apoio à Coordenação de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade

Fotos de autoria de Lucio Vidae e do pesquisador e cedidas para a reportagem