Serra dos Órgãos lança programa de Formação Científica

Palestra Cecilia (Foto: ICMBio)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, lançou no último dia 10 seu Programa de Formação Científica. A iniciativa teve por objetivo contribuir para a formação científica dos jovens que atuam no Parna como alunos Pibic, estagiários ou voluntários, bem como dos servidores da UC e demais colaboradores, ampliando a formação científica para além dos envolvidos com o Pibic/ICMBio.

O programa visa qualificar o trabalho de pesquisa científica desenvolvido no Parna e promover integração e troca de experiências entre as equipes envolvidas com atividades de pesquisa científica na unidade. 

A coordenadora do programa, analista Cecília Cronemberger,   fez sua apresentação em palestra para um público formado por alunos Pibic, estagiários, voluntários, servidores e colaboradores do parque. A palestra abordou questões importantes como metodologia científica e ética, imprescindíveis ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica. No momento, o Parna Serra dos Órgãos tem quatro alunos Pibic e cinco novos alunos foram aprovados para o período 2012-2013. Além disso, conta com a contribuição de quatro estagiários e 16 voluntários, que futuramente também poderão fazer parte do programa.

“Um dos nossos grandes desafios é levar o olhar científico para as atividades de rotina que realizamos, de forma a sistematizar resultados e gerar conhecimento. O Programa de Formação Científica do parque busca estimular esse olhar nos colegas que ainda não estão envolvidos com pesquisa e também voluntários que atuam em atividades rotineiras, como manutenção de trilhas, educação ambiental e cuidado com animais apreendidos”, afirma Ana Elisa Schittini, chefe substituta do parque.