SERRA DOS ÓRGÃOS ESTREITA LAÇOS COM A COMUNIDADE DA PEDREIRA

 O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) dá prosseguimento ao Projeto Boa Vizinhança, estreitando sua relação com a Comunidade da Pedreira, em Teresópolis. Este projeto, que é previsto no Plano de Manejo, tem o objetivo de implementar ações de educação ambiental para potencializar a participação cidadã na gestão do meio ambiente.

Educação Ambiental - Pedreira

No caso da Pedreira, moradores organizados buscaram colaboração do Parque no sentido de discutir o descarte de resíduos e esgotos nas proximidades dos mananciais de água da comunidade.

No último domingo (26), um evento educativo marcou o início de um processo de discussão e estabelecimento de acordos para o melhor uso da água e para a busca de alternativas para o tratamento de esgotos domésticos e para a redução e destinação de lixo.

Durante o evento, o teatro de fantoches “Trupe do Parque” apresentou a peça “A água nossa de cada dia”, discutindo com as crianças sobre os cuidados com a água e com os rios. Os pequenos puderam também assistir a filmes do Circuito Tela Verde dentro do caminhão da Brigada de Incêndios do ICMBio, adaptado para se transformar em sala de cinema. Jogos didáticos também tornaram o domingo mais divertido e instrutivo para a criançada da Pedreira.

pedreira 4

Os moradores organizaram um mutirão de retirada de resíduos de trilhas e arredores das nascentes, em parceria com os Aventureiros Águia, 1º Brigada Verde de Teresópolis, coordenada pelo Sr. Cleiton Evandro Corrêa Pimentel e colaboradores do PARNASO. Esta ação em conjunto marca o início de uma parceria que tem sido formalizada através de um termo de cooperação técnica entre o PARNASO e o Padrão Águias. Ao fim do mutirão foram discutidas diversas formas de reduzir os impactos causados pela destinação desordenada do lixo no entorno da UC.

Lixo recolhido na Educação Ambiental

Como afirmou Marcus Gomes, Coordenador de Educação Ambiental do PARNASO, “não pretendemos simplesmente prescrever regras comportamentais ou transmitir informações sobre o meio ambiente. O que está em curso na Pedreira é um processo que se destina a discutir os conflitos, problemas e potencialidades ambientais da comunidade, contribuindo para a construção coletiva de uma percepção crítica e ação transformadora da realidade de degradação ambiental e injustiça socioambiental”. Elaine Rocha, representante dos moradores, comemora: ”O sucesso para grandes mudanças dependem ante de tudo do entusiasmo e competência de todos os envolvidos, a isso sou extremamente grata ao Parque Nacional (ICMBio) e a todos os que participaram, pela motivação empregada em prol da nossa comunidade da Pedreira. A partir de hoje não seremos mais os mesmos e certamente seremos bem melhores. Então...missão cumprida! Meus ternos agradecimentos!”. E este foi apenas o primeiro de muitos capítulos de uma nova história entre a Comunidade da Pedreira e o ICMBio.