Caminhos da Serra do Mar ( Entrevista com Leandro Goulart)

Este é o nome do projeto de criação de uma trilha de longa duração, em consonância com o Projeto Travessias, do ICMBio, que percorrerá diversos municípios e cortará algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata
Atlântica Central Fluminense. O principal objetivo de criação da trilha é o de favorecer a conserva-
ção ambiental na Serra do Mar, integrando diversas unidades do mosaico e conferindo ao uso público
ordenado dos espaços protegidos uma estratégia de conservação. Além disso, os Caminhos da Serra
do Mar serão espaços para a prática de montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer. A entrevista está reproduzida abaixo.

 

IMG 4563

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                   

(Leandro Goulart) Crédito: Bruno Nepomuceno

 Como surgiu a ideia do projeto “Os Caminhos da Serra do Mar”?      

A ideia surgiu analisando a malha de trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em um curso de sinalização rústica no Parque Nacional da Tijuca, no início deste ano. No curso, o instrutor e também diretor do ICMBio, Pedro Menezes, citou diversas trilhas de longo percurso existentes mundo afora e sua importância na conservação ambiental e na obtenção de aliados para a conservação. A partir disso pensamos em formas de ligar nossas trilhas, já existentes, e de uso público desordenado, em um único caminho, e batizamos com o nome de Caminhos da Serra do Mar.

Quais as etapas de desenvolvimento do projeto e as datas esperadas de conclusão?
O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe da unidade e por coordenadores voluntários,
como montanhistas e monitores ambientais, e vem seguindo etapas de implementação. Primeiramente realizamos visita de campo para avaliar in loco a possibilidade de união das trilhas e formação de um caminho único. Na visita técnica percebemos a necessidade de levantarmos mais informações para a confecção de um guia e formamos um grupo para realização de uma expedição, que contou com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica. Nessa expedição identificamos atrativos, pontos de água, necessidade de sinalização, intervenções e facilitadores, além de pontos de apoio nas comunidades por onde o caminho passa. A próxima etapa será a confecção de folheto de divulgação e de um guia e a instalação da sinalização, o que esperamos concluir até maio do ano que vem. A partir de então faremos todo o levantamento novamente, porém no Parque Estadual dos Três Picos, segundo núcleo do projeto. A ideia é o lançamento de um núcleo por ano.

Sobre os valores que os visitantes pagarão, eles serão cobrados por partes do trajetos? E a pessoa poderá escolher por onde entrar e onde sair?
Os três primeiros dias de caminhada serão percorridos de forma gratuita. Nestes pontos não há guarita
de cobrança e a visitação, como dito anteriormente, não é ordenada e passará a ser com a inauguração dos Caminhos da Serra do Mar. Portanto, para percorrer o Caminho do Ouro, a Travessia Cobiçado
Ventania e a Trilha Uricanal, o caminhante, apesar de estar dentro do Parna, não pagará ingresso. A partir do quarto dia de caminhada o visitante deverá pagar o ingresso para a realização da Travessia Petrópolis-Teresópolis e contará com apoio de serviços, como abrigos de montanha e camping durante o percurso, pagos a parte no caso de interesse. Nosso objetivo com a abertura destas trilhas não é a arrecadação e sim a ordenação da visitação e a diminuição de crimes ambientais que hoje são praticados nessas localidades, como caça, extração de palmito e aprisionamento de pássaros silvestres. Os visitantes serão nossos aliados!

Qual é o total aproximado em quilometragem e tempo a ser percorrido em cada um dos parques por onde
passará o caminho?
Realizamos somente o levantamento do núcleo da Serra dos Órgãos. Esse conta com aproximadamente 70 km e será percorrido em seis dias de caminhada. A partir daí, em 2013, realizaremos o levantamento do núcleo Três Picos, com apoio da equipe da unidade, e chegaremos à Salinas, com mais seis dias de caminhada aproximadamente. Este é um projeto que não tem fim. Quem sabe cheguemos a Casimiro de Abreu ou Vitória? Isso vai depender da disposição de nossos caminhantes - trilhas existem!

 

Você disse que o projeto contará com um guia, contendo informações como pontos
de escape, hotéis, campings etc. Quando ele estará disponível e como adquiri-lo?
Nossa ideia inicial é lançarmos um folheto de divulgação dos Caminhos da Serra do Mar em novembro, no
evento de aniversário de 73 anos do Parna. O guia, que será lançado em abril de 2013, fará menção ao núcleo
Parque Nacional da Serra dos Órgãos e conterá as principais informações sobre as trilhas, seus atrativos, possíveis áreas de camping, pontos de escape, mirantes, mapas, pontos de água potável, entre outras. Além
disso, o guia será o passaporte do visitante e terá espaço para o carimbo comprovando sua passagem pela trilha. A princípio, cada trecho terá um guia de bolso até termos informações suficientes para a confecção de um livro guia. Como será a aquisição ainda não resolvemos, pois dependerá do recurso que será utilizado para sua confecção e dos apoiadores do projeto.

Os parques por onde o caminho passará disponibilizarão pontos de apoio/abrigos para pernoites dentro da mata durante o trajeto, como é o caso atualmente dos abrigos do Açu e Sino, ou o visitante terá que sair da trilha para conseguir abrigo nas cidades?
Nos três primeiros dias a trilha passará por comunidades do entorno do Parna. E sempre no final
do trajeto haverá disponibilidade de serviços aos caminhantes como hotéis, pousadas, campings ou
albergues. Pernoitar na trilha também será uma opção para aqueles que curtem esse tipo de aventura. Para isso estamos mapeando áreas propícias e provavelmente utilizaremos as áreas que hoje são
usadas por caçadores. Nos três dias finais a infraestrutura disponível é a do parque nacional, com dois
abrigos de montanha e áreas de camping.

408348 10151158353505842 1545229797 n

Quem quiser acompanhar o desenvolvimento do projeto pode acompanhar o Caminhos da Serra do
Mar no Facebook, em https://www.facebook.com/pages/Caminhos-da-Serra-do-Mar/442326655798587?fref=ts