destaque parnaserradosorgaos2

Quando ir

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica aberto à visitação de terç-feira a domingo, incluindo feridos (as segundas-feiras oparte está fechado para manutençaõ interna. Caso feriado ou véspera de feriado caia na segunda-feria, o parque abrirá para visitação). Além disso, os visitantes podem entrar na unidade entre as 07h e as 16h na Sede de Teresópopolis e Petrópolis. A sede Guapimirim funciona das 08h às 16h. Em qualquer época do ano existem diversas opções de atividades disponíveis.

Nos meses mais quentes do ano (novembro a março) os atrativos mais procurados são as cachoeiras e poços de rios encontrados nas três sedes. As cachoeiras e poços do Rio Paquequer e seus afluentes, assim como a piscina natural atraem muitos visitantes, bem como as áreas de piquenique e trilhas curtas da Sede Teresópolis. Na Sede Guapimirim os poços do Rio Soberbo são muito procurados, assim como os poços do Rio Bonfim na Sede Petrópolis.

No período mais frio do ano (maio a setembro), época em que ocorrem poucas chuvas na região do PARNASO, os visitantes buscam principalmente as trilhas (sejam elas curtas ou longas) e mirantes para contemplação. Além disso, é principalmente no inverno que as mais de 100 vias do PARNASO são escaladas.