Leia Mais
  • Terça-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    27 °C

    17 °C

  • Quarta-Feira

    Nublado e Pancadas de Chuva

    23 °C

    15 °C

Teresópolis - RJ

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    27 °C

    17 °C

  • Segunda-Feira

    Parcialmente Nublado

    25 °C

    17 °C

Descrição/Fotografo

Dia da água (venha participar

Descrição/Fotografo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - 75 Anos

Descrição/Fotografo

Caminhos da Serra do Mar - Saiba mais

Descrição/Fotografo

Embaixadores do Parnaso


PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO)                                               ASSISTA O VIDEO DO PARQUE            

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

 


Leia mais

Plano de Manejo

Clique aqui!

Leia mais

Conselho gestor

Entenda

Leia mais

Conheça o PARNASO

Mais informações

Leia mais

Visitas Escolares

Mais informações