Leia Mais
  • Quinta-Feira

    Parcialmente Nublado

    20 °C

    14 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    20 °C

    13 °C

Teresópolis - RJ

  • Terça-Feira

    Parcialmente Nublado

    25 °C

    17 °C

  • Quarta-Feira

    Parcialmente Nublado

    26 °C

    17 °C


PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO)                                               ASSISTA O VIDEO DO PARQUE            

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país.

Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

ACESSO GRATUITO

* Quando for visitar as Sedes do Parque, baixe o mapa de Trilhas abaixo, para sua melhor orientação

Sede Teresópolis                                     Sede Guapimirim                                        Sede Petrópolis


AGENDAMENTOS PARA CAMPING/PERNOITE - Saiba Mais


Telefone Sede Administrativa: (61) 2028-9913 / (21) 9.7896-2463 - whatsapp
Ouvidoria: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (61) 2028-9210 / (61) 2028-9580 / (61) 2028-9131


Leia mais

Plano de Manejo

Clique aqui!

Leia mais

Conselho gestor

Entenda

Leia mais

Conheça o PARNASO

Mais informações

Leia mais

Visitas Escolares

Mais informações