destaque parnatijuca2

O Que Fazer

O PNT possui inúmeras atrações de lazer, contemplação da natureza e prática de esportes para os mais variados gostos e faixas etárias. Confira abaixo algumas dicas do que fazer e os locais mais adequados:

- Caminhada em trilhas: são cerca de 200 quilômetros de trilhas nos mais diversos graus de dificuldade. Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem passear pela trilha Dom Pedro Augusto com equipamentos facilitadores para deficientes visuais e cadeirantes. Os mais aventureiros contam com trilhas de longo curso ou alto grau de dificuldade, como o Circuito dos Picos e a Pedra da Gávea.

- Corrida e Caminhada: o Parque possui diversas vias adequadas para corrida e caminhada em asfalto, com destaque para a área de lazer das paineiras (fechada para carros nos finais de semana) e as vias internas do Setor Floresta.

- Ciclismo: o ciclismo pode ser praticado em todas as estradas do PNT, com destaque para a Vista Chinesa, que recebeu sinalização de compartilhamento da via, proporcionando maior segurança aos ciclistas. Além disso, foram instalados totens com mapas e informações sobre a localização e altitude.

- Escalada: São mais de 300 vias de escalada nas montanhas do Parque. Iniciantes podem praticar no Campo Escola das Paineiras ou no Campo Escola 2000, próximo à gruta Paulo e Virgínia, no Setor Floresta. Os mais experientes podem aproveitar vias na Pedra da Gávea, Pico da Tijuca ou mesmo um bigwall no Corcovado.

- Banho de cachoeiras: o banho nas cachoeiras do Parque é um tradicional programa pós-praia dos cariocas. As cachoeiras do Horto (Primatas, Quebra, Chuveiro, entre outras), a Cachoeira das Almas e as duchas das paineiras são as mais famosas.

- Contemplação: desfrutar das belas vistas do Parque sem grande esforço é um dos programas preferidos no PNT. São inúmeros mirantes ao longo das estradas e trilhas, que oferecem vistas do Parque e da belíssima cidade do Rio de Janeiro. Começando pelo mais famoso de todos: o Corcovado. Para quem tem um pouco mais de disposição, o Mirante da Cascatinha, localizado no Setor Floresta, proporciona bela vista dos morros do Conde, Andaraí Maior e Tijuca com todo conforto do deck de madeira, recém-instalado no local.

- Voo Livre: a rampa de Voo livre da Pedra Bonita é uma das mais famosas e movimentadas do mundo.