destaque parnaubajara2

Atrativos

 

GRUTA UBAJARA

gruta

Principal atrativo do Parque leva o visitante a um cenário completamente diferente do vivido. Possui 1.120 metros de extensão já mapeados, dos quais, 450 metros estão abertos à visitação, com um desnível de 35 metros de profundidade.

O trajeto no interior da Gruta é iluminado por refletores, alimentados por energia elétrica. Além do teleférico o acesso à gruta pode ser realizado pela trilha Ubajara Araticum. Iniciando o trajeto pela trilha da Samambaia que totaliza cerca de sete quilômetros e é considerada um percurso de nível pesado.

Durante o trajeto o visitante pode contemplar a transição da mata úmida com a caatinga, assim como, aproveitar diversos atrativos do Parque como o Mirante da Gameleira, Arvorismo, Jardim das Samambaias, Cachoeira do Cafundó e Rio das Minas.

 

 

 

 

 

TELEFÉRICO

20220327 102259

Com uma revitalização recente, o teleférico se destaca como o principal meio de acesso à Gruta de Ubajara. Percorrendo aproximadamente 550 metros, a jornada leva cerca de 3 minutos para interligar as estações Monte e Gruta, proporcionando uma experiência única.

A estação superior do teleférico, após sua renovação, revela um mirante deslumbrante. Oferecendo uma visão panorâmica da encosta, com seus imponentes paredões, e das impressionantes cachoeiras Cafundó, Gavião e Murimbeca

Durante o trajeto, os visitantes têm a oportunidade de contemplar as riquezas naturais que o Parque oferece, mergulhando em um espetáculo visual.

 

 

 

 

 

 

CENTRO DE VISITANTES

IMG 1315

Neste atrativo pode-se conhecer a história de criação do Parque Nacional de Ubajara; o registro cultural da região, como a lenda do pendurado e exposição do artesanato local. Pode se vislumbrar, também, alguns registros arqueológicos e espeleológicos, como a réplica do crânio do Urso Fóssil, e a maquete 3D da Gruta de Ubajara; além disso é possível apreciar a exposição de fauna por meio das caixas entomológicas e de registros fotográficos da herpetofauna da região.

 

 

 

 

 

MIRANTE DO PENDURADO

mirante do pendurado

Localizado em frente ao Centro de Visitantes, dispõe de uma visão privilegiada do Morro do Pendurado que abriga as grutas do Urso
Fóssil e Pendurado, proporcionando ao visitante uma interpretação ambiental de uma vista panorâmica da depressão sertaneja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MIRANTE DA GAMELEIRA

Percorrendo aproximadamente 1.250 metros pela trilha da Samambaia chega-se ao Mirante da Gameleira que possui uma vista direta para a Cachoeira do Cafundó, onde o visitante pode se deslumbrar com um cenário panorâmico de grande parte da área do Parque. Durante o trajeto o visitante é levado a passear em meio à floresta úmida e contemplar sua diversidade como Jardim das Samambaias. Ainda nesta região é possível se aventurar no Arvorismo que está localizado sobre o Olho d'água da Pedreira. O percurso é de nível leve e duração de 1 hora e 30 minutos.

Mirante da GameleiraJardimSamabaia red

PonteSuspensa red

CACHOEIRA DO CAFUNDÓ

cachoCachoeira mais visitada do Parque e a primeira da trilha Circuito das Cachoeiras, está situada a borda dos paredões do Parque Nacional, nasce no encontro das nascentes do Riacho Bela Vista que entra na área da UC, tendo como principal atrativo uma bela cascata com piscina natural do cafundó, em seguida a queda de suas águas sobre os paredões de arenito que resulta numa paisagem impressionante com seus quase 90 metros de altura. Seu acesso se dá inicialmente pela trilha da Samambaia, o percurso é de nível médio, com aproximadamente 3 km de extensão de ida, ao chegar à cachoeira o visitante pode se refrescar com um banho de água fria na piscina natural existente na área de visitação da cachoeira.

 

 

 

 

 

 

 

CAHOEIRA DO GAVIÃO

cachoeira

Atrativo bastante visitado durante bom período do ano. Suas nascentes começam fora e se estendem em formações de novas dentro da UC, encantam suas corredeiras no percurso da Calha do Riacho Gavião, desembocando nos paredões do Parque Nacional de Ubajara para formar a famosa Cachoeira do Gavião com sua exuberante queda de quase 100 metros. Permite uma vista cênica única do cenário curto e belíssimo do lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 

PISCINAS NATURAIS DO RIO DAS MINAS

RIO DAS MINAS 2Situado na depressão sertaneja da UC, onde acontecem a recepção das águas que escorrem pelos paredões de arenito do Parque vindo das Cachoeiras do Gameleira, Cachoeira do Cafundó, Cachoeira do Gavião e Murimbeca para compor a Bacia do Rio Ubajara que se formam maravilhosas piscinas naturais, o caminho dessas águas segue em destino o Distrito de Araticum e Bacia do Rio Coreaú.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os passeios na Gruta devem ser realizados com o acompanhamento de Condutores Credenciados. Esses profissionais possuem autorização do ICMBio, concedida pelo Parque Nacional de Ubajara, para conduzirem as atividades com segurança e em conformidade com as regulamentações.