Foto: Ernesto V. Castro

Voluntariado Parnaso

Foto: Acervo RDS Itatupã-Baquiá

EDITAL PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Foto: Projeto Tamar

Tartaruga desova há 32 anos na mesma praia

Foto: Fernando Repinaldo

Fiscalização em Abrolhos


todas as notícias

Unidades de Conservação


CONHEÇA AS PESQUISAS

Avaliação de Ataques de Onça-Pintada
Adriano Gambarini

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Uma série de pesquisas são realizadas dentro das Unidades de Conservação federais ou dos centros de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes.

Para isso o ICMBio dispõe de parceiros importantes neste trabalho de produção técnico-científica sobre espécies da flora e fauna, ameaçadas ou não de extinção, tais como universidades e institutos de pesquisa.

CONHEÇA AS UNIDADES

Região do Salgado Paraense
Miguel von Behr

MANEJO CONSCIENTE

Diversas comunidades tradicionais residem dentro de Unidades de Conservação federais de Uso Sustentável e fazem o manejo sustentável dos recursos naturais existentes nessas áreas protegidas por Lei. Para isso elas contam com o apoio do Instituto Chico Mendes.

Onça Pintada
Panthera onca
Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal

É o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. O seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto, com comprimento variando entre 1,10 a 2,41 m e massa entre 35 a 130 kg, podendo chegar a 158 kg. 

 

Tartaruga Cabeçuda
Caretta caretta
Zona Costeira

Como indica seu nome vulgar, distingue-se morfologicamente dos demais Cheloniidae por sua cabeça proporcionalmente grande em relação a seu comprimento total.
 
O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 
Pardela de asa-larga
Puffinus lherminieri
Zona Costeira

O filhote nasce em outubro, coberto por penugem cinza, e permanece sozinho no ninho durante o dia, sendo alimentado apenas durante a noite, período de maior atividade na colônia. Os filhotes deixam os ninhos em dezembro e levam cerca de 8 anos para atingir a maturidade reprodutiva. Apresentam hábitos pelágicos e vôo muito rápido.
Tartaruga Oliva
Lepidochelys olivacea
Zona Costeira

Tartaruga-oliva é uma das menores tartarugas marinhas do mundo, com peso entre 35 e 50 kg. O tempo necessário para atingir a maturidade sexual é estimado entre 7 a 30 anos.
 
Os picos de desova ocorrem entre outubro e fevereiro.
Piracanjuba
Brycon orbignyanus
Mata Atlântica

Testes de digestibilidade da espécie revelaram uma grande capacidade para a digestão de proteínas de origem vegetal e análises de suas proteínas digestivas corroboram o perfil onívoro da espécie. Na época de migração os ovários podem representar mais de 20% do peso do peixe e podem conter um número superior a 850.000 ovócitos.
Leia mais

CRIE SUA RESERVA

Solicite a criação de sua Reserva

Leia mais

SEJA VOLUNTÁRIO

Ajude a cuidar da biodiversidade das UCs

Leia mais

BOLETINS DE INCÊNDIO

Veja lista das publicações

Leia mais

SISBio

Solicite sua autorização para atividade científica