Turismo Sustentável

O Turismo Sustentável tem como objetivo atender simultaneamente às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro.

Promover o turismo sustentável é gerenciar todos os recursos implicados na atividade turística, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.

Se por um lado o turismo predatório pode levar ao esgotamento dos recursos naturais, assim como à descaracterização cultural e desequilíbrio social, o turismo sustentável é composto pelos mesmos pilares do desenvolvimento sustentável - eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Além disso, o turismo sustentável visa o fortalecimento da atividade turística a longo prazo, sustentada na preservação ambiental e cultural que qualificam o destino turístico, gerando benefícios sociais permanentes.

A APA Cairuçu e o Parque Nacional da Serra da Bocaina,  Unidades de Conservação federais geridas pelo ICMBio, em parceria com a Reserva Ecológica da Juatinga, gerida pelo Instituto Estadual do Ambienta do Estado do Rio de Janeiro (INEA), vem desenvolvendo a campanha TURISMO SUSTENTÁVEL: turista satisfeito, renda para a comunidade e natureza preservada.

Conheça o material de divulgação desta campanha abaixo.

opção1

miolo 01 OK

miolo 02 OK

Para saber mais sobre Turismo Sustentável, acesse os sites abaixo:

Ecodesenvolvimento.org.br

Webartigos