parnaipanema destaque2

Floresta Nacional de Ipanema
 

Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

CONTATOS:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial)

SITE DA FLONA DE IPANEMA - http://www.icmbio.gov.br/flonaipanema

Galeria de imagens (créditos: Acervo NGI ICMBio Iperó):

btn topo

Quando Ir

A Floresta Nacional de Ipanema pode ser visitada o ano inteiro, de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 15h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.

A área é fechada ao público às segundas feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro.

btn topo

Como Chegar

comochegarA Floresta Nacional de Ipanema localiza-se no interior do estado de São Paulo, a 120 km da capital. Fica a aproximadamente 15 km da cidade de Sorocaba.

Não existem linhas de transporte público até o interior da área. É possível chegar de taxi e transporte por aplicativos, porém existe dificuldade para sair da área usando essa forma de transporte.

Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 - coordenadas geográficas 23º 25' 24" S / 47º 35' 45" O), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2 - coordenadas geográficas 23º 27' 24" S / 47º 35' 30" O).

Clique nos links abaixo (plus codes) para obter as localizações das duas portarias de acesso no Google Maps:

Portaria 1 (Iperó): HCG3+JJ 

Portaria 2 (Araçoiaba da Serra): GCV5+56 

Link para a localização geral da Flona no Google Maps: Flona de Ipanema - Localização.

btn topo

Ingressos e serviço de condução de visitantes

Horário de visitação

A Floresta Nacional de Ipanema está aberta à visitação de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 15h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.

Ingressos:

O valor do ingresso será de R$ 14,00 (quatorze reais) por pessoa. Crianças até 11 anos e adultos a partir de 60 anos são isentos do valor pagamento de ingresso, assim como pessoas com deficiência e instituições de ensino que agendaram previamente a visita e tiveram seus pedidos de isenção aprovados.

Atenção: O pagamento é aceito somente em dinheiro (espécie). Não aceitamos cartões ou pix.

 

Realização de ensaios fotográficos

Os ensaios fotográficos para fins particulares podem ser realizados sem agendamento e não é necessário pagar nenhuma taxa adicional. Antes de iniciarem a sessão de fotos, todos devem comparecer ao Centro de Visitantes para fazer o pagamento do ingresso (somente em dinheiro). Os dias de semana são mais tranquilos para realização dos ensaios, pois o número de visitantes, geralmente, é pequeno. Os ensaios devem ser realizados dentro do horário normal de visitação. Para permanecer depois das 17h e subir de carro no Morro Araçoiaba é preciso contratar um condutor ambiental autorizado (veja os contatos mais abaixo). 
 
Formulário de cadastro para fotógrafos(as)
O cadastro eletrônico é pessoal e deve ser preenchido por todos os profissionais que desenvolvam ou tenham interesse em produzir, comercialmente, ensaios fotográficos e/ou vídeos para fins privados. Ele está vinculado ao Termo de Responsabilidade e ao Termo de Conhecimento de Riscos e Normas para realização de ensaios fotográficos e tem a finalidade de reduzir a utilização de papel e agilizar os procedimentos de registro no Centro de Visitantes, no momento do pagamento do ingresso, antes do início da atividade. 
 
Clique aqui para preencher o cadastro de fotógrafo(a) profissional.
 
 
A Floresta Nacional de Ipanema é uma área natural protegida, com importante patrimônio histórico e natural, por isso existem algumas regras adicionais para ensaios fotográficos:
- não é permitida a entrada de pets e outros animais domésticos;
- as fotos podem ser tiradas nas áreas abertas à visitação, sem interferir no fluxo dos outros visitantes;
- não é permitido o uso de drones, pois estamos na área proibida para voo SB4 404 ARAMAR , indicada na Carta Aeronáutica AIP BRASIL (ENR 5.1.4-1)
- não é permitido o uso de balões, fumaça, confetes, gliter e outros efeitos especiais e nem a montagem de cenários.
 
Recomendamos atenção e o uso de repelentes que afastem carrapatos, pois eles ficam em grande número nos gramados.


Serviço de condução de visitantes

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio. 

Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema. Segue abaixo link com informações e contatos:

CONTATOS DOS CONDUTORES DE VISITANTES AUTORIZADOS PELA FLONA DE IPANEMA

A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial)

Agendamento de grupos e escolas

Clique AQUI para acessar informações sobre os procedimentos para agendamentos de grupos e escolas e para pedidos de isenção de pagamento de ingressos.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe do Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial).

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento à Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio.

Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema (contatos na seção anterior).

btn topo

Atrativos

monumento werne

As atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e normalmente são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques e parquinho infantil.

A Flona também oferece quatro percursos auto guiados para ciclismo, corrida e caminhada: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km). Neles o visitante terá a possibilidade de, além de praticar atividade física ao ar livre, observar a vida silvestre, áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado, afloramentos rochosos, o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do Sítio Histórico.

Baixe o conjunto de QRCodes para abrir os traçados dos percursos auto guiados (é necessário ter instalado o aplicativo Strava, disponível para sistemas Android e iOs).

Atualmente há duas áreas específicas de visitação na Flona de Ipanema dentro dos limites da Zona de Uso Público:

As demais áreas de visitação estão localizadas em áreas classificadas como Zona Primitiva. São elas:

  • Trilha Afonso Sardinha,
  • Trilha Fornos de Cal,
  • Trilha Pedra Santa,
  • Monumento a Varnhagen.

Sítio Histórico - Foto: Marcelo AfonsoTrilha Afonso Sardinha (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
As ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. A trilha, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.

Trilha Fornos de Cal (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
Da trilha Afonso Sardinha sai também a Trilha Fornos de Cal(1.500 m de extensão), que passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. É possível visitar, durante o passeio, as ruínas dos fornos de cal do século XIX. A trilha é de nível médio de dificuldade.

Trilha Pedra Santa (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da Trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas e na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, podem ser feitos individualmente ou com acompanhamento de condutor de visitantes.

A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todas as atividades partem obrigatoriamente do Centro de Visitantes e as visitas raramente se restringem a uma única área, em função da proximidade entre elas e do tempo destinado as atividades.

Sítio Histórico

Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, mesmo que não seja percorrido em toda a sua extensão, e nem mesmo seja a motivação original do visitante, é uma área de visitação obrigatória durante sua permanência na UC.

O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").

Trecho do Sítio Histórico - Foto: Marcelo Afonso

As delimitações atuais do Sítio Histórico dentro da Zona de Uso Público incluem os seguintes monumentos e edificações:

  1. Alto Forno Mursa
  2. Altos Fornos Geminados
  3. Antiga Sede Administrativa
  4. Casa da Guarda
  5. Casa das Armas Brancas
  6. Cruz de Ferro
  7. Depósito de Arreios
  8. Fornos de Carvão
  9. Ponte Articulada
  10. Relógio de Sol
  11. Represa Hedberg
  12. Oficina de Modelagem
  13. Engenho de Serrar e
  14. Cemitério Protestante

Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.

 

Escalada

Os cinco setores de escalada possuem grau de dificuldade crescente e são destinados à quem já pratica a atividade. Não dispomos de condutores autorizados para prática de escalada. Todos os escaladores e escaladoras a partir de 18 anos devem realizar o cadastro por meio do formulário eletrônico. No caso de menores de idade, é preciso de autorização dos pais ou outro responsável legal e assinatura um Termo de Responsabilidade específico - se for o caso, solicite-o à equipe do Centro de Visitantes (maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Todas as informações sobre os setores e vias de escalada, além de normas da Floresta Nacional e de segurança da atividade podem ser encontradas no guia específico para esta atividade. Clique aqui para fazer o download.

 

btn topo

O Que Fazer

Na Flona você poderá fazer:

  • Caminhadas guiadas em trilhas na mata, com patrimônio histórico e arqueológico.
  • Caminhada, corrida pedestre e passeios de bicicleta nos percursos autoguiados.
  • Visita aos edificios históricos e monumentos (veja em Atrativos).
  • Visita a exposições temporárias e permanentes.
  • Piquenique nas áreas de lazer.

A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso, nos quais o visitante é instruído a se dirigir diretamente ao Centro de Visitantes, antes do início do passeio.

O Centro de Visitantes oferece estacionamento para veículos, acesso a sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bebedouro de água filtrada e área de descanso.

A Flona possui cinco quiosques cobertos na Área de Lazer. Os quiosques possuem mesa para lanches e torneira. O uso dos quiosques é livre e não é possível a reserva dos mesmos. Nos quiosques não há churrasqueiras e não é permitido utilizar churrasqueiras portáteis.

O acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas. Há áreas de estacionamento no Centro de Visitantes e próximo à Casa das Armas Brancas.

Para o atendimento das necessidades dos visitantes, o Sítio Histórico conta com sanitários masculino e feminino, instalados na Antiga Sede Administrativa e na Área de Lazer, próximo aos quiosques.

Vista do Monumento a Varnhagen - Foto: Marcelo Afonso
Vista do Monumento a Varnhagen - Foto: Marcelo Afonso

btn topo

Orientações

Pedimos a atenção para as seguintes orientações:

Por ser uma área natural protegida por lei, a visitação na Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema) deve ser feita de acordo com um conjunto de normas que contribuem para que sua visita seja agradável e segura, com respeito ao ambiente, aos outros visitantes e às pessoas que trabalham e residem na Flona de Ipanema.

Durante seu passeio, pratique a conduta consciente em ambientes naturais e siga as normas de visitação definidas no Plano de Manejo da Flona de Ipanema.

 

- Logo que entrar, dirija-se ao Centro de Visitantes para obter informações e realizar o pagamento do ingresso ou receber a isenção por faixa etária. Grupos que solicitaram previamente a isenção do pagamento do ingresso devem ir ao Centro de Visitantes para concluir o processo de isenção;

- Qualquer atividade em ambientes naturais possui algum risco e cada pessoa é responsável pela própria segurança. Por isso, ao visitar a Flona de Ipanema, todos os visitantes assumem totalmente os riscos que acompanham prática de atividades esportivas e de lazer, tanto no que se refere à sua segurança e integridade física quanto à integridade dos atributos ambientais e históricos e das demais estruturas existentes nesta área protegida.

- A entrada com animais domésticos é proibida, com exceção de cães-guia;

- É proibido pescar e nadar nos rios, lagos, riachos e demais corpos d'água;

- É proibido fumar, fazer churrasco, acender fogueiras ou adotar qualquer outro comportamento que possa causar incêndios;

- Veículos automotivos apenas podem circular e estacionar nas vias e áreas autorizadas. A velocidade máxima permitida é de 40 Km/h. Trafegue sempre com cuidado, pois as estradas internas abertas ao público são utilizadas também por pedestres e ciclistas, além dos animais silvestres;

- As caminhadas e os passeios de bicicleta devem ser realizados apenas nas estradas e percursos indicados para visitação - respeite os avisos de acesso restrito;

- A permanência fora dos períodos normais de visitação é autorizada em casos especiais e a solicitação deve ser feita com antecedência;

- É possível tirar fotografias nas áreas abertas à visitação, para uso particular; o uso de imagem da Flona de Ipanema para fins comerciais necessita de autorização;

- É proibido caçar, cortar a vegetação para qualquer finalidade, retirar plantas e amostras de rochas e outros minerais;

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio. Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema.

 


Regulamentos e normas relacionados à visitação na Flona de Ipanema:

1. Plano de Manejo da Floresta Nacional de Ipanema: Volume 1 - Diagnóstico   /   Volume 2 - Planejamento

2. Portaria ICMBio nº 3.492/2023: Atualiza a tabela de cobrança de ingressos de acesso às unidades de conservação federais.

3. Portaria MMA nº 366/2009: Cobrança de ingressos e Termo de Reconhecimento de Riscos.

 

btn topo