Voluntariado

O principal objetivo do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca é contribuir para a conservação de uma das Unidades de Conservação mais conhecidas do país. Os limites do PNT se estendem por uma área de 39,53 km², onde estão inseridos valiosos patrimônios histórico-culturais brasileiros, como Corcovado, Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Pico da Tijuca, entre muitos outros. 

As ações realizadas através de mutirões periódicos têm por intuito estreitar a relação entre o homem e a natureza, estimulando os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a cidade, realizadas numa área de preservação com paisagens mundialmente reconhecidas. 

Além de chamar atenção para o potencial turístico e de entretenimento do Parque Nacional da Tijuca, o programa também tem ênfase na melhoria da qualidade de vida daqueles que residem no entorno da unidade e na conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica local.

Para tanto, é extremamente necessário que o projeto conte com o apoio de parceiros que, através de doações diversas (ferramentas, brindes para sorteios, alimentação etc.), contribuam com o espírito voluntário no PNT.

 

Qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário no PNT. Inicialmente, preenche-se uma ficha de cadastro, disponibilizada em nosso Centro de Visitantes ou então solicitada através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Após essa etapa, aguarda-se uma convocação de reunião, onde será explicado em detalhes o Programa de Voluntário no Parque Nacional da Tijuca, buscando-se uma identificação das potencialidades e disponibilidades de cada um dos futuros voluntários.