Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Academia Nacional da Biodiversidade
Início do conteúdo da página

CENTRO DE FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ACADEBIO

A ACADEBio foi criada em 2009 para atender ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio nos processos de formação e capacitação de servidores. Compete a este centro organizar, coordenar e executar atividades de capacitação dos servidores e parceiros (órgãos do SISNAMA, universidades, entre outros), apoiar ações de educação ambiental e fortalecer os diferentes processos de envolvimento da sociedade na gestão das unidades de conservação e da biodiversidade.

Em 2017, a Direção do ICMBio consolidou a inserção da ACADEBio na diretriz de ganho de escala no alcance de resultados institucionais. Neste sentido, no primeiro semestre de 2017 a Academia teve seu planejamento estratégico revisado para o triênio 2017-2019.

Sua visão de futuro é consolidar-se como centro de desenvolvimento de estratégias, modelos e competências em gestão para conservação da natureza, e para tanto, no próximo triênio a ACADEBio vai priorizar esforços na conquista da autonomia e sustentabilidade financeira, bem como no aumento da oferta de vagas para outros atores sociais parceiros na conservação da natureza.
Como passos estratégicos importantes no alcance de sua visão de futuro, foram elaborados e implementados documentos diretores, como o Plano de Desenvolvimento Institucional da ACADEBio e o Projeto Político Pedagógico do ICMBio. Além disso, o Serviço de Gestão da Educação e do Conhecimento – SEGEDU foi fortalecido como o setor finalístico da escola.


A missão da ACADEBio é: Desenvolver líderes para a conservação da natureza.


Localização

A ACADEBio fica dentro da Floresta Nacional de Ipanema (FLONA de Ipanema), Unidade de Conservação Federal, localizada no município de Iperó/SP, na região metropolitana de Sorocaba-SP.


Distâncias:   
30km do centro Sorocaba,

90Km do aeroporto de Viracopos,

120km da cidade de São Paulo, 

160km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.



Entrada do alojamento (Foto: Acervo ICMBio) Estrutura

A ACADEBio é constituída por dois prédios, um que comporta os espaços pedagógicos e a equipe de coordenação do centro, e o outro onde funciona o alojamento, que tem capacidade para hospedar até 170 pessoas. O primeiro prédio possui oito salas de aula, auditório para 200 pessoas, sala de conferência para 70 pessoas, duas salas de informática, sala multimídia, salas de estudos, reuniões e biblioteca, salas administrativas, além de espaço de jogos e atividades físicas, e espaços abertos utilizados para atividades de campo, exposições, feiras e outros eventos. Esse segundo prédio possui refeitório, área de estar e lavanderia coletiva para uso coletivo.


Quardo do alojamento (Foto: Acervo ICMBio)














Sítio historico na Floresta Nacional de Ipanema. (Foto: Acervo ICMBio)












EXECUÇÃO DE CURSOS E EVENTOS


Os cursos e eventos realizados e/ou apoiados pela ACADEBio são classificados em três grupos:

  • Cursos que integram o Plano Anual de Capacitação (PAC), que é o principal instrumento da política de desenvolvimento de pessoas do ICMBio;
  • Outros eventos do ICMBio (Extra PAC);
  • Eventos externos ao ICMBio (Externos).

Desde a inauguração da ACADEBio até 2017 já foram executados em seu espaço ou com seu apoio, 466 eventos, totalizando mais de 17 mil participações, incluindo os eventos do Plano Anual de Capacitação (PAC), as oficinas de planejamento de cursos, reuniões institucionais, oficinas para a elaboração de Planos de Ação Nacional e para a avaliação do estado de conservação de espécies ameaçadas e eventos de outras instituições parceiras.


Tabela 1 – Tipos e quantidades de eventos realizados na ACADEBio entre 2009 e 2017
tabela acadebio 2018


NOVO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA


Em esforço conjunto entre a Coordenação de Educação Corporativa, a ACADEBio, a Divisão de Comunicação e a Coordenação de Tecnologia da Informação, foi inaugurado em 2017 o novo ambiente virtual de aprendizagem do ICMBio.

Com apoio da Educação Corporativa, da ACADEBio e de parceiros como o MMA, alguns cursos já estão sendo oferecidos na nossa plataforma virtual e muitos outros estão em fase de elaboração.

Nosso AVA também será plataforma virtual de Comunidades de Pesquisa e Aprendizagem, em que se espera o compartilhamento de informações, documentos e ideias com o propósito de gerar e disseminar conhecimento relevante para a conservação da sociobiodiversidade.

O nosso AVA pode ser acessado pelo link: http://ava.icmbio.gov.br/. Venha fazer parte e nos ajudar a crescer. Cadastre-se!


Veja o Relatório de Gestão de 2017.
registrado em:
Fim do conteúdo da página