Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cursos

PRINCIPAIS CURSOS E EVENTOS REALIZADOS NA ACADEBIO

O Plano Anual de Capacitação – PAC é o principal instrumento da Política de Desenvolvimento de Pessoas do ICMBio. Os cursos e eventos realizados e/ou apoiados pela ACADEBio são classificados em três grupos:

  • cursos que atendem ao Plano Anual de Capacitação – Cursos PAC
  • outros eventos do ICMBio – Extra PAC
  • eventos externos ao ICMBio – Eventos Externos

Entre todos os cursos realizados na ACADEBio, ou com seu apoio, destacamos aqui alguns que tratam de temas transversais e que, portanto, são a base para o desenvolvimento das ações necessárias para gerar impactos diretos na gestão da conservação da biodiversidade pelo ICMBio. São eles: Curso de Formação de Instrutores – CFI, Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade, Curso de Formação em Fiscalização Ambiental, Ciclo de Formação em Gestão Participativa, Ciclo de Formação em Gestão para Resultados – PGR, Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade, Curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal e Curso de Geoprocessamento.

 

Curso de Formação de Instrutores – CFI

A partir do constante investimento na implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoas, seus respectivos processos de capacitações e formação de quadro de servidores, os Cursos de Formação de Instrutores tem como foco a valorização dos técnicos para a melhoria do desempenho institucional. O CFI valoriza os talentos internos ao possibilitar a constituição e o aperfeiçoamento do quadro de instrutores do ICMBio para que atuem nos eventos de capacitação.
 

 

Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade

O ICMBio, em conformidade com o Decreto n◦ 5.707 de 23 de fevereiro de 2006, promove o Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade para o desenvolvimento de competências acerca dos temas básicos relacionados à Carreira de Especialista em Meio Ambiente. Esse curso é oferecido a todos os servidores que ingressaram na instituição a partir do concurso de 2008.

 

Desde o primeiro Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade, em 2009, até o Curso em Gestão Operacional e Procedimentos Administrativos, em 2016, passaram por formação inicial 529 servidores entre analistas/técnicos ambientais e técnicos administrativos. Tais cursos proporcionam a compreensão da complexidade do papel desempenhado pelos agentes públicos que atuam para a conservação da biodiversidade, considerando o contexto regional, a política ambiental e os instrumentos técnicos e administrativos, por meio do diálogo entre diversos setores, de forma ética e comprometida.

 


Curso de Formação em Fiscalização Ambiental

É a capacitação oferecida aos servidores do ICMBio para que possam desempenhar as atividades inerentes às ações de fiscalização ambiental, contribuindo para melhorar a eficiência da proteção ambiental nas áreas protegidas.
 

 


Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental

Iniciado em 2010 com o Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa, resultou de experiências trazidas do Programa Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA associadas a outras iniciativas do ICMBio e vem adaptando sua estrutura a cada edição. A partir de uma avaliação das capacitações junto aos gestores em 2009, elaborou-se a proposta inicial do Ciclo que, a partir de 2010, foi integralmente adotado pelo ICMBio.

 

Em sua 6ª edição, 2015/2016, outros dois cursos se juntaram formando o Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental, subdividido em três linhas temáticas que podem ser escolhidas conforme interesse dos candidatos, no ato da inscrição, a saber:

 

a)      Linha de Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade

b)      Linha de Participação Social na Gestão da Biodiversidade

c)       Linha de Gestão de Conflitos Socioambientais na Conservação da Biodiversidade 


Ciclo de Formação em Gestão para Resultados – PGR

Em agosto de 2012 o ICMBio deu inicio ao Ciclo de Formação em Gestão para Resultados – PRG, com o apoio financeiro da cooperação alemã, por meio das agências GIZ e GOPA. Esse Ciclo é uma ação de formação que tem por objetivo criar uma rede de gestores e facilitadores capazes de multiplicar práticas de gestão e adoção de novos hábitos e comportamentos gerenciais, formando e implementando a Gestão para Resultados em todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

 


Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade tem o objetivo de qualificar as pessoas para se tornarem parceiros no levantamento de dados para o monitoramento da biodiversidade. Os protocolos de monitoramento são difundidos por meio de treinamentos, como os Ciclos de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade.

 

Esses Ciclos contemplam práticas educacionais voltadas a um amplo e diverso público (servidores, agentes comunitários, parceiros institucionais e pesquisadores colaboradores), buscando um nivelamento do conhecimento para atuação no monitoramento.

 


Curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal

O Curso de Formação de Brigada de Incêndios Florestais tem o objetivo de desenvolver competências tais como disciplina, preparo físico, habilidades em sensibilização ambiental, manutenção de equipamentos, bem como demais conhecimentos técnicos necessários ao desempenho da função. Por meio desse curso recrutam-se servidores temporários que, entre outras funções, apoiarão também em campanhas educativas de sensibilização contra incêndios.

 

Os cursos de formação de brigadas são direcionados às comunidades direta e indiretamente envolvidas com as UCs e funcionam como um processo seletivo para contratação temporária. Os contratados atuam em atividades de prevenção e combate a incêndios florestais, além de apoio a outras atividades, como manutenção de acessos, equipamentos e infraestrutura.

 


Geoprocessamento

O ICMBio é o órgão que executa a gestão territorial da conservação da biodiversidade em âmbito federal e, portanto, necessita utilizar ferramentas capazes de gerar e sistematizar dados e produzir informações espaciais. Neste contexto, ferramentas de Geoprocessamento surgiram como necessidade crescente em toda a estrutura do ICMBio. Para operar essas ferramentas de forma adequada e assim gerar produtos que subsidiem os processos de gestão das UCs Federais que compõe o SNUC, 398 servidores foram capacitados, em 23 cursos, desde 2010 até 2016.


RELAÇÃO DOS CURSOS EXECUTADOS NO ÂMBITO DO PAC EM 2016

NOME DO EVENTO
1 1º Curso de Capacitação de Monitores Locais da Biodiversidade da REBIO do Tapirapé/PA (1ª Etapa - Protocolo de Aves, Mamíferos e Borboletas)
2 4º Ciclo de Formação de Gestão para Resultados – PGR – módulo 3
3 4º Ciclo de Formação de Gestão para Resultados – PGR – módulo 5
4 Capacitação para o Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão - SAMGe
5 CGSA – 6º GP – Módulos 4 e 5
6 CGSA – Seminário de Encerramento
7 Contratos Administrativos passo a passo
8 Curso Básico de Geoprocessamento com QGIS
9 Curso Capacitação p/ Gestão de Proj. Cooperação Técnica Internacional
10 Curso de Atualização em Abordagem e Armamento – Renovação de Porte de Arma 7
11 Curso de Bioestatística
12 Curso de Capacitação do Protocolo Mínimo do Programa de Monitoramento In Situ da Biodiversidade da REBIo Jaru e FLONA Jamari
13 Curso de Ferramentas Econômicas para a Conservação de Unidades de Conservação e Manguezais
14 Curso de Geoprocessamento com QGIS – Turma 3
15 Curso de Geoprocessamento com QGIS – Boa Vista
16 Curso de Geoprocessamento com QGIS – Brasília
17 Curso de Integração de Serviços Ecossistêmicos (ISE) em Processos de Planejamento
18 Curso em Gestão Operacional e Procedimentos Administrativos
19 Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público – Turma I/2016
20 Curso Prático GPS
21 Ferramentas Econômicas para Gestão da Visitação (ACADEBIO)
22 III Curso de Planejamento de Uso Público e Gestão da Visitação em Unidades de Conservação
23 III Seminário sobre Uso Público em Unidades de Conservação da Amazônia
24 Introdução ao Geoprocessamento utilizando QGIS
25 Introdução à Manifestação para o Licenciamento Ambiental – Turma 1 (EaD)
26 Introdução à Manifestação para o Licenciamento Ambiental – Turma 2 (EaD
27 Planejamento e Implementação Estratégica do SNUC por meio do Método Padrões Abertos para a Prática de Conservação – mod. 1
28 Planejamento e Implementação Estratégica do SNUC por meio do Método Padrões Abertos para a Prática de Conservação – mod. 2
29 Treinamento Base de Dados Ambientais e Análise em Ambiente SIG
30 Treinamento dos Fiscais de Contratos da Regularização Fundiária
31 Treinamento SEI – ICMBio

A ACADEBio apoiou, também, processos seletivos para participação de servidores do ICMBio em cursos promovidos por parceiros no exterior, a saber:


NOME DO EVENTO
1 International Seminar on Protected Area Management (Missoula - Montana/EUA)
2 IV Seminar on Planning and Managing Tourism in Protcted Area (Denver - Colorado/EUA)
3 The International Field Course on Wildlands and Protcted Area Management (Fort Collins – Colorado/EUA)
4 IV Curso de Gestión y Manejo de Areas Protegidas (Córdoba/Argentina)


Além dos cursos previstos no PAC 2016 a ACADEBio apoiou, também, outros 10 eventos de interesse do Instituto, totalizando 231 participantes. Dentre esses eventos destaca-se o Seminário de Integração da Gestão de UC no Estado de São Paulo, que reuniu 84 representantes do ICMBio e da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de reconhecer as potencialidades e definir as prioridades para a integração de ações de gestão entre as Unidades de Conservação federais e estaduais no Estado de São Paulo.

Outros eventos promovidos na ACADEBio em 2016:

NOME DO EVENTO
1 1ª Monitoria Anual do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica da Região Sudeste do Brasil – PAN Herpetofauna da Mata Atlântica do Sudeste
2 3ª Monitoria Anual e Avaliação de Meio Termo do PAN para Conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica Nordestina – PAN Herpetofauna da Mata Atlântica Nordestina
3 Curso de Planejamento e Manejo de Trilhas
4 Oficina de Avaliação dos Quelônios Continentais
5 Oficina PGR do Programa de Voluntariado
6 PAN Aves Limícolas Migratórias
7 PAN Mamíferos da Mata Atlântica – PAN MAMAC
8 Reunião de Monitoria do PAN Aves da Mata Atlântica
9 Seminário: integração da gestão de UC no Estado de SP
10 Sustentabilidade Financeira da ACADEBio – possíveis parcerias


Em 2016 outros 10 eventos de interesse de outras instituições tiveram o apoio da ACADEBio, incluindo ações formativas de universidades e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, totalizando 389 participantes.

A ACADEBio também apoiou, em 2016, a realização de um curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, em parceria com a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, destinado a estudantes secundaristas de escolas públicas. Foram 11 encontros semanais realizados aos sábados no auditório da ACADEBio, envolvendo cerca de 120 alunos. Os professores eram de um renomado cursinho preparatório da cidade de Sorocaba-SP e foram pagos por meio de uma ONG que captou recursos com comerciantes da região.

NOME DO EVENTO
1 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – II CNATER
2 Atividade de Campo da disciplina "Gestão Comunitária na Pratica" – FGV-EAESP
3 Curso de Especialização Profissional em Policiamento Ambiental dos oficiais da Polícia Militar do estado de São Paulo
4 Encontro de Formação para Educadores Ambientais - SESC
5 Encontro Regional de Formadores - Escoteiros do Brasil
6 Excursão didática à Iperó – alunos UNESP/Rio Claro - agosto
7 Excursão didática à Iperó – alunos UNESP/Rio Claro - setembro
8 Madrugada Ecológica dos adolescentes do Clube Conservadores da Natureza – Zoo Sorocaba
9 Programa Conexão Local – FGV
10 Reunião de Conselho Consultivo Regional e Comissários Distritais - Escoteiros do Brasil



Educação à distância – 2016

O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é a plataforma que hospeda os processos educativos oferecidos na modalidade de Educação à distância (EaD) pelo ICMBio. Trata-se de um projeto em implementação e considerado estratégico pela Educação Corporativa do Instituto por ser uma ferramenta capaz de potencializar as ações educativas.

Nos anos anteriores, por meio de uma parceria com o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA/MMA) e a Empresa Avante Brasil, foi desenvolvido um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem com uma interface gráfica e funcionalidades mais modernas, capazes de permitir cursos nas modalidades semi-presencial e à distância, assim como o desenvolvimento de novos conteúdos.

Atualmente a ACADEBio está buscando estruturar um núcleo por meio de parcerias (PNUD, Instituto Ipê e Fundação Moore) para operacionalizar o AVA e prestar suporte aos usuários, tutores e outros usuários. Esse núcleo, além de responder pela gestão do AVA, deverá desenhar a estratégia de crescimento, cuidar do controle da qualidade e dos processos pedagógicos em EaD e de inovação da plataforma.





Oficina de Fiscalização da CGPRO

Curso de Ferramentas para Conservação

TransZoo Melhor Idade

Curso de Formação de Instrutores de Brigada

2º Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação

Curso de Armamento, Abordagem e Tiro

Reunião de Planejamento Estratégico

Curso de Atualização em Armamento e Tiro - Turma A

Curso de Atualização em Armamento e Tiro - Turma B

Curso de Gestão Participativa - 1º Módulo

RAPPAM - 3ª Oficina

RAPPAM - 4ª Oficina

RAPPAM - 5ª Oficina

Reunião dos Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco

Curso de Formação de Instrutores - 1ª Turma

PREPS - 1ª Turma

PREPS - 2ª Turma

1ª Ciclo de Gestão Administrativa e Financeira

Oficina CR8

Monitoramento de Pinguins - de - Magalhães no litoral Brasileiro

Curso de Formação de Instrutores - 2ª Turma

registrado em:
Fim do conteúdo da página