Peixe anual - Campellolebias chrysolineatus

alt

Caso você tenha uma foto da espécie e queira compartilha-la, envie para o e-mail: fotos.fauna@icmbio.gov.br, com o nome da espécie e o nome do autor da foto para que os devidos créditos sejam dados.

Ilustração da distribuição da espécie Campellolebias chrysolineatus Ilustração da distribuição da espécie.

categoria de ameaça: vulnerável

MACHADO et al., 2005

GRUPO:
Peixes Ósseos

ESPÉCIE:
Campellolebias chrysolineatus Costa, Lacerda & Campello-Brasil, 1989

NOME VULGAR:
Peixe anual

FATORES DE AMEAÇA:
Perda/fragmentação do hábitat, assoreamento e poluição

BIOMA:
Mata Atlântica

TABELA TAXONÔMICA   "REFICOFAGE" 

Reino   Animalia
Filo   Chordata
Classe   Actinopterygii
Ordem   Cyprinodontiformes
Família   Rivulidae
Gênero   Campellolebias
Espécie   Campellolebias  chrysolineatus
Como todas as espécies da subfamília Cynolebiatinae, possui ciclo de vida curto, atingindo rapidamente a maturidade sexual e morrendo por ocasião do período de seca, quando as poças que são seu hábitat secam.
É um peixe-anual que atinge 3,2 cm de comprimento padrão. Apresenta considerável dimorfismo sexual, os machos sendo mais coloridos e possuindo nadadeiras dorsal e anal mais pontudas do que as fêmeas. Ocorre em poças temporárias rasas de águas escuras e ácidas (pH 4,5), situadas na borda ou no interior da floresta. Os ovos, contudo, mantêm-se no estado de diapausa e eclodem por ocasião do enchimento das poças, na estação chuvosa (LIMA, 2008).
Planos de ação:

PAN Rivulídeos
- LIMA, F. C. T. Campellolebias chrysolineatus Costa, Lacerda & Campello-Brasil, 1989. In: MACHADO, A. B. M; DRUMMOND, G. M.; PAGLIA, A. P. (eds) Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Volume II. 1.ed. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008. p. 123 - 124.

- MACHADO, A. B. M; MARTINS, C. S.; DRUMMOND, G. M. (eds). Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Incluindo as Espécie Quase Ameaçadas e Deficientes em Dados. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2005. 160 pp.

  alt   alt