Peixe anual - Campellolebias chrysolineatus

 

alt

Caso você tenha uma foto da espécie e queira compartilha-la, envie para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com o nome da espécie e o nome do autor da foto para que os devidos créditos sejam dados.

Como todas as espécies da subfamília Cynolebiatinae, possui ciclo de vida curto, atingindo rapidamente a maturidade sexual e morrendo por ocasião do período de seca, quando as poças que são seu hábitat secam.
É um peixe-anual que atinge 3,2 cm de comprimento padrão. Apresenta considerável dimorfismo sexual, os machos sendo mais coloridos e possuindo nadadeiras dorsal e anal mais pontudas do que as fêmeas. Ocorre em poças temporárias rasas de águas escuras e ácidas (pH 4,5), situadas na borda ou no interior da floresta. Os ovos, contudo, mantêm-se no estado de diapausa e eclodem por ocasião do enchimento das poças, na estação chuvosa (LIMA, 2008).

categoria vu

MACHADO et al., 2005

GRUPO Peixes Ósseos
ESPÉCIE Campellolebias chrysolineatus Costa, Lacerda & Campello-Brasil, 1989
NOME VULGAR Peixe anual
FATORES DE AMEAÇA Perda/fragmentação do habitat, assoreamento e poluição.
BIOMA Mata Atlântica
PLANO DE AÇÃO PAN Rivulídeos
CENTROS DE PESQUISA CEPTA
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Desconhecidas
REFERÊNCIAS - LIMA, F. C. T. Campellolebias chrysolineatus Costa, Lacerda & Campello-Brasil, 1989. In: MACHADO, A. B. M; DRUMMOND, G. M.; PAGLIA, A. P. (eds) Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Volume II. 1.ed. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008. p. 123 - 124.

- MACHADO, A. B. M; MARTINS, C. S.; DRUMMOND, G. M. (eds). Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Incluindo as Espécie Quase Ameaçadas e Deficientes em Dados. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2005. 160 pp.

alt alt