Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aves

alt

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) tem sede em Cabedelo, cidade litorânea da Grande João Pessoa (PB). Criado em 1977, o centro atua em todo o território brasileiro, sendo reconhecido no Brasil e no exterior pela sua contribuição à Ornitologia e à conscientização conservacionista.

O Cemave tem como missão subsidiar a conservação das aves silvestres brasileiras e dos ambientes dos quais elas dependem.

O escopo do Centro é focado na coordenação do Sistema Nacional de Anilhamento, desenvolvimento de pesquisas, avaliação do estado de conservação das aves silvestres brasileiras, elaboração de planejamentos para a conservação das espécies e implantação de ações voltadas à conservação das aves e o seu monitoramento.

A criação do CEMAVE teve o objetivo de implantar, a nível nacional, um sistema para difundir e coordenar o uso do anilhamento como técnica de pesquisa com aves na natureza, visando a gerar informações para subsidiar políticas e ações para a conservação das espécies e seus habitats no Brasil (Sistema Nacional de Anilhamento – SNA).

O trabalho do SNA difere dos procedimentos utilizados na marcação e controle das aves nascidas ou criadas em cativeiro, zoológicos, criadouros e outros locais desse tipo, que são gerenciados por unidades do Ibama. O centro promove ainda treinamento para o uso da técnica do anilhamento em projetos de pesquisa com aves.

Para saber mais acesse o site do Cemave


Coordenação do CEMAVE
Priscilla Prudente do Amaral
priscilla.amaral@icmbio.gov.br
cemave.sede@icmbio.gov.br
Endereço: BR-230 Km 10, Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, s/n, Caixa Postal 110, Agência Intermares, Cabedelo-PB, CEP: 58.310-000
Fone/Fax: (83) 3245-5278 / 3245-5001
VOIP: 9726

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página