Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Biodiversidade Amazônica
Início do conteúdo da página

Biodiversidade Amazônica

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), localizado em Manaus, tem como objetivo realizar pesquisas científicas e ações de manejo para a conservação e recuperação de espécies ameaçadas e para o monitoramento da biodiversidade do Bioma Amazônia e seus ecossistemas, assim como auxiliar no manejo das unidades de conservação federais do referido bioma (Portaria nº 78, de 3 de setembro de 2009).

Dentre as atividades executadas pelo Centro está o processo de avaliação do estado de conservação das cerca de 2.190 espécies de peixes da Bacia Amazônica. As avaliações estão sendo divididas por grupos taxonômicos ou atendendo a algumas prioridades, como o grau de ameaça das espécies em determinadas áreas, e seguem as categorias e critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que é o sistema mais aceito para avaliar a probabilidade ou risco de extinção de uma espécie ou subespécie, em um futuro próximo.

O Centro também executa o Projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia: subsídios à elaboração de Planos de Manejo e à avaliação do estado de conservação de espécies, com o objetivo de levantar e integrar informações sobre primatas amazônicos em Unidades de Conservação para subsidiar Planos de Manejo, avaliação do estado de conservação de espécies e Planos de Ação para táxons ameaçados. O Projeto conta com a parceria do Centro de Primatas Brasileiros (CPB) e diversas UCs da Amazônia.

Mais recentemente o Centro vem apoiando a execução de conjunto de ações direcionadas para a conservação de algumas espécies, que podem ser aplicadas por áreas, bacias ou espécies vinculadas a Planos de Ação, como é o caso do ordenamento do turismo com botos no Parque Nacional de Anavilhanas e o projeto de pesquisa sobre ecologia, alimentação e caracterização do ambiente do peixe-boi no mosaico de Unidades de Conservação do rio Negro.

Hoje o CEPAM encontra-se localizado na estrutura do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), enquanto a sua sede, sediada no mini campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), está em processo de construção, o que possibilitará uma maior interação com o meio acadêmico no desenvolvimento de projetos de pesquisa e conservação da biodiversidade amazônica.

Coordenação do CEPAM
Marcelo Bassols Raseira
Analista Ambiental - Coordenador Substituto
Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica - CEPAM
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
Caixa Postal 2216
Agência André Araújo - Manaus/AM
CEP 69.080-971
(92) 3232 2421
E-mail: marcelo.raseira@icmbio.gov.br ou mraseira@gmail.com 
registrado em:
Fim do conteúdo da página