Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Biodiversidade Marinha
Início do conteúdo da página

Biodiversidade Marinha

A partir da publicação do Decreto 8.099, de 04 de setembro de 2013, os Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes com foco na conservação da biodiversidade marinha passam a ser:
 
CEPSUL (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul) – Criado em 1984, desenvolve pesquisas no sudeste e sul do Brasil, relacionadas à conservação da biodiversidade marinha, a partir do monitoramento das espécies e dos impactos que sobre elas atuam. Algumas das fontes de dados são os cruzeiros de pesquisa com o Np Soloncy Moura, assim como do acompanhamento da atividade pesqueira. Estas pesquisas subsidiam os órgãos competentes na elaboração de medidas que mitiguem o impacto sobre a biodiversidade marinha, tanto fora como dentro de Unidades de Conservação, especialmente no que se refere às espécies ameaçadas de extinção. Também coordena, junto à COPAN, Planos de Ação Nacionais de peixes e invertebrados, assim como está inserido no processo de Avaliação do Estado de Conservação de peixes marinhos e crustáceos, junto à COABIO. Dentre outras atividades está a divulgação aos diversos segmentos da sociedade de informações sobre a biodiversidade marinha e sua conservação.
 
Coordenação do CEPSUL
Roberta Aguiar dos Santos
e-mail: roberta.santos@icmbio.gov.br
Fone/Fax: (47) 3348-6058
Endereço: Av. Ministro Victor Konder, s/n, Itajaí - SC - 88301-700
Para saber mais acesse o site do CEPSUL
 
CEPENE (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste) - Em 1981 foi criado o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro vinculado à SUDEPE, sucedendo, ao então, Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro do Brasil - PDP, por meio de Convênio firmado entre o Governo Brasileiro e a FAO. Este novo programa viria subsidiar e orientar os investimentos em frotas e instalações industriais, na pesca e aqüicultura de recursos pesqueiros marinhos, estuanários e de água doce, além de proporcionar informações básicas para aumentar a produtividade na área de captura, dinamizando o sistema de estatística pesqueira para o ordenamento da pesca regional. Sua sede foi inaugurada em 1983, aproveitando as instalações da antiga Escola de Pesca de Tamandaré, entidade administrada pela Universidade Federal de Pernambuco em convênio com a Superintendência da Pesca - SUDEPE.
 
Coordenação do CEPENE
Fone: Fone: (81) 3676 1109 e Fax: (81) 3676-1310
Endereço: Rua Samuel Hardman, s/n - Tamandaré/PE - Cep: 55578-000
Para saber mais acesse o site do Cepene
 
CEPNOR (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte) - Criado em 22 de dezembro de 1993, tem como objetivo executar pesquisas regionais nas áreas marinhas, estuarinas e de água doce. Parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o CEPNOR tem como objetivo integrar as ações, programas políticos institucionais de gestão integrada da pesquisa em recursos naturais renováveis aquáticos, cabendo-lhe ainda, executar programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da pesca artesanal e industrial da região. O centro se dedica, ainda, ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas nas áreas de Bioecologia Aquática, Aquicultura, Tecnologia Ambiental, Economia Pesqueira e, principalmente, Tecnologia de Pesca e do Pescado. 

Coordenação do CEPNOR
Alex Garcia Cavalleiro de Macedo Klautau
alex.klautau@icmbio.gov.br
Fone: (91) 3274-1237 Fax: (91) 3274-1429
Endereço: Av. Pres. Tancredo Neves, 2501 - Campus da UFRA - Cep: 66077-530 - Belém-PA
Para saber mais acesse o site do CEPNOR

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página