Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cavernas

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, conhecido como CECAV, tem papel preponderante no cenário da produção de conhecimento e proteção das cavernas brasileiras, participando dos levantamentos de campo para diagnosticar a situação das cavidades, atuando no monitoramento dos empreendimentos e atividades que ponham em risco a integridade das cavernas, e elaborando de forma criteriosa, normas e procedimentos para o controle e gestão do Patrimônio Espeleológico nacional.

Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico - PNCPE (Portaria/MMA nº 358, de 30 de setembro 2009), definindo as diretrizes para melhor execução das políticas públicas ambientais, estabelecendo critérios e normas que permitam a utilização sustentável das cavidades, por meio do manejo espeleológico, gerenciamento e o monitoramento de outras atividades. Atualmente o Cecav que tem seus projetos técnico-científicos voltados para atender as metas do Programa.

Para cumprir sua missão o Cecav conta com uma equipe multidisciplinar, distribuída entre a sua sede em Brasília e as bases avançadas localizadas nos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Mato Grosso. É tarefa dele ainda buscar cooperação e formas mútuas de atuação com Estados e Municípios em prol da conservação das cavernas nacionais, por meio de estudo e valorização de tal patrimônio. Para isso o centro desenvolve estudos científicos sobre o patrimônio espeleológico e sobre a conservação e uso adequado das cavernas, fornecendo subsídios que levem à criação de novas Unidades de Conservação em sistemas cársticos.

Para saber mais acesse o site do Cecav

Coordenação do CECAV
Jocy Brandão Cruz
jocy.cruz@icmbio.gov.br
cecav.sede@icmbio.gov.br
Endereço: SAS Qd. 05, Lote 05, Bloco H, Brasília/DF, CEP: 70070-050
Telefones: (61) 2028-9792
registrado em:
Fim do conteúdo da página