Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Avaliação da Biodiversidade e Cerrado
Início do conteúdo da página

Avaliação da Biodiversidade e Cerrado

O Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) foi criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com o objetivo de coordenar a avaliação do risco de extinção da biodiversidade e de produzir conhecimento científico para apoiar ações de conservação da biodiversidade do bioma Cerrado. Este bioma é um dos mais biodiversos e um dos que mais sofrem com a conversão de habitat e outras pressões humanas. Ele abriga diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção.

A avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira, a ser coordenada pelo CBC, é de extrema relevância pois subsidia a publicação da lista nacional de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Outras importantes iniciativas a serem apoiadas pelo CBC são o monitoramento da biodiversidade e o manejo para a conservação e recuperação das espécies constantes na lista de espécies ameaçadas.

As pesquisas desenvolvidas pela equipe do CBC envolvem levantamentos de biodiversidade, desenvolvimento de métodos e indicadores de monitoramento da biodiversidade e de métodos de manejo de fogo, restauração ecológica, manejo de espécies invasoras e uso sustentável das espécies nativas da flora, com enfoque principal nas unidades de conservação federais do Cerrado.

Todas as ações do CBC estão fundamentadas na necessidade de comunicação com a sociedade por meio da divulgação científica, educação ambiental e ciência cidadã. A sede do CBC está localizada no Jardim Botânico de Brasília.
 
Para saber mais acesse o site do CBC

Coordenação do CBC
Rodrigo Silva Pinto Jorge
Endereço: Parque Nacional de Brasília - VIA EPIA S.M.U, DF - CEP: 70.630-000.

registrado em:
Fim do conteúdo da página