Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Mamíferos carnívoros
Início do conteúdo da página

Mamíferos carnívoros

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) foi criado em 1994 a partir da expansão das atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu, coordenado pelo biólogo Peter Crawshaw Jr. Durante o desenvolvimento do projeto, devido ao aumento das demandas sobre questões relativas aos carnívoros brasileiros em todo o território nacional, as atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu foram se expandindo por todo o Brasil. Desta maneira, foi se configurando a necessidade da criação de uma unidade específica para centralizar essas ações.

Atualmente, o CENAP está sediado na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo, em área de 7.000 m2. A partir de sua sede, coordena cerca de 20 projetos de pesquisa que envolvem desde o entendimento da ecologia das espécies alvo do centro, como a resolução de conflitos entre predadores e proprietários rurais, em todo o território nacional. Dada a extensão de sua atuação assim como a multidisciplinaridade de suas atividades, o CENAP estabelece parcerias com proprietários rurais, órgãos de extensão rural, Polícia Florestal, zoológicos, órgãos estaduais de meio ambiente, universidades, prefeituras e organizações não governamentais.

Ao longo dos 19 anos de existência já publicou junto com seus parceiros, mais de 100 artigos científicos, livros, manuais, folders, entre outros materiais técnicos. Auxiliou a elaboração de diversos Planos de Manejo de Unidades de Conservação, realizou inventários de fauna e coordenou a elaboração de planos de ação e revisão de listas de espécies ameaçadas de extinção.

Para saber mais acesse o site do Cenap

Coordenação do CENAP
Ronaldo Gonçalves Morato
ronaldo.morato@icmbio.gov.br
cenap@icmbio.gov.br
Estrada Municipal Hisaichi Takebayashi, nº 8.600, Bairro da Usina, Atibaia – SP, CEP: 12.952-011
Telefones e Fax: (11) 4411-6633 e 4416-4346
VOIP: 9728
registrado em:
Fim do conteúdo da página