Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Répteis e Anfíbios
Início do conteúdo da página

Répteis e Anfíbios

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios - RAN é um centro especializado do ICMBio, que tem como missão promover pesquisas científicas e ações de manejo para conservação dos répteis e anfíbios, especialmente os ameaçados de extinção e os sobreexplotados; além de promover o  controle dos exóticos invasores e atuar na conservação dos biomas continentais, costeiros e marinhos, de forma a auxiliar na gestão das Unidades de Conservação federais.

O RAN originou-se a partir dos trabalhos realizados pelo Centro Nacional dos Quelônios da Amazônia (Cenaqua), cujas atribuições foram ampliadas conforme disposto na Portaria nº 058, de 24 de abril de 2001. Desta forma, as atividades de conservação e manejo, pesquisa e educação ambiental, até então direcionadas aos quelônios da Amazônia, foram estendidas aos outros quelônios continentais, crocodilianos, lagartos e serpentes, bem como à classe dos anfíbios, a partir de programas e trabalhos direcionados às espécies e seus respectivos ecossistemas.

A sede nacional do RAN está instalada na cidade de Goiânia/GO e possui ainda uma base avançada multifuncional em Lagoa Santa/MG. A visão de futuro é ser um centro de referência nacional e internacional na geração e gestão de informações que subsidiem a implantação de medidas de conservação e de aprimoramento das políticas ambientais voltadas aos répteis e anfíbios continentais e insulares.

Para saber mais acesse o site do RAN

Coordenação do RAN
Vera Lúcia Ferreira Luz
vera.luz@icmbio.gov.br
ran.sede@icmbio.gov.br
Endereço: Rua 229, nº 95, Setor Leste Universitário, Goiânia/GO, Cep.: 74.605.090
Telefones: (62) 3225-7499 / 3225-6593
VOIP: 9716
Fax: (62) 3225-9968

registrado em:
Fim do conteúdo da página