APA Costa dos Corais realiza minicurso em Maragogi (AL)

Victor Souza
victor.souza@icmbio.gov.br

apa costa dos corais minicurso.jpgJoão Pessoa-PB (26/08/2013) - A Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e situada entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, realizou no dia 21 de agosto, em Maragogi (AL), um minicurso com monitores ambientais contratados pela prefeitura do município para acompanhar os serviços de turismo náutico nas piscinas naturais de Galés, Taocas e Barra Grande, situadas na Zona de Visitação da cidade.

O conteúdo do minicurso, do qual participaram quatro monitores ambientais e três funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi, foi dividido em dois eixos: ecologia do ambiente recifal, sua dinâmica, principais ameaças e conduta consciente e APA Costa dos Corais, seu Plano de Manejo e regras de uso na Zona de Visitação. Após as apresentações e discussões sobre os temas o grupo buscou padronizar algumas condutas a serem seguidas pelos monitores.

A ideia é que os monitores auxiliem no controle da área e orientem tanto o público em geral, quanto os condutores de embarcações turísticas sobre práticas responsáveis para garantir a perpetuidade e a qualidade da atividade na área. A contratação desses profissionais foi referendada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Maragogi e será financiada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente.



Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Comunicação ICMBio Nordeste
(83) 3245-2847 / 3245-1927