Instituto distribui kits a escolas de Florianópolis

materiais escolas municipais florianópolisBrasília (04/03/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entregou à Secretaria de Educação de Florianópolis (SC) 37 kits com material informativo sobre os trabalhos desenvolvidos na região pelo Instituto e parceiros. Os kits serão distribuídos nas escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade.

A ação é resultado de parceria firmada entre a Estação Ecológica (Esec) de Carijós, administrada pelo ICMBio em Florianópolis, e a Secretaria de Educação do município, que prevê uma agenda de atividades de educação ambiental.

Segundo o chefe da estação ecológica, Silvio Souza, o material passará a integrar o acervo de cada escola para ser utilizado em atividades educacionais. O kit contempla trinta revistas da Conservação da Biodiversidade na Zona Costeira e Marinha de Santa Catarina, filme, folder e pôster do ICMBio e parceiros, folder da Reserva Biológica Arvoredo e do Plano Nacional de Albatrozes e Petréis, calendário do Instituto, entre outros.

“Estamos elaborando, junto com a Secretaria de Educação, uma agenda de visitas monitoradas dos alunos e professores dessas escolas à estação ecológica, para as atividades de palestra e trilha na restinga e manguezal”, informou Silvio.

Visita monitorada

No ano passado, mais de 500 alunos de diversas escolas e universidades fizeram visita monitorada à  Estação Ecológica de Carijós. Neste ano, a ideia é receber uma turma de manhã e outra à tarde, todas as sexta- feiras, no período de abril a junho e de agosto a outubro.

Nas visitas monitoradas, é apresentado o trabalho de todas as unidades descentralizadas do ICMBio sediadas na Esec Carijós, que compõem o Núcleo de Gestão Integrada de Unidades Marinho-Costeiras de Santa Catarina: a Reserva Biológica Arvoredo, APA do Anhatomirim, Coordenação Regional 9, bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos e de aves Silvestres.

Paralelamente a essa iniciativa, a equipe da unidade de conservação está elaborando um programa de educação ambiental mais abrangente, em parceria com a equipe da Reserva Biológica Arvoredo, Universidade Federal de Santa Catarina  e ONGs.

Esec Carijós

A Estação Ecológica Carijós foi criada pelo Decreto n° 94.656, de 1987, para proteger os manguezais do rio Ratones e do Saco Grande, situados no norte da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Com cerca de 712 hectares, protege os ecossistemas de manguezal, restinga, rios e banhados.

Estudos apontam que a Esec abriga 528 espécies de animais, incluindo espécies ameaçadas como o jacaré-do-papo-amarelo e a lontra. A área é especialmente importante para a reprodução e crescimento de animais marinhos, muitos de valor comercial como camarões, caranguejos, tainhas e robalos. Segundo informações da gestão da UC, restam apenas 37,7 % da área original do manguezal do rio Ratones e 68,1% do Manguezal do Saco Grande.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280