Notícias - ICMBio 5 anos

Com as duas novas reservas, ICMBio criou 148 RPPNs nos seus 5 anos

Contando as duas novas reservas oficializadas nesta quarta (5), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou nos seus cinco anos de existência 148 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs). Ao todo, existem hoje no país 602 RPPNs que, juntas, protegem 480 mil hectares. Atualmente, o ritmo de demandas é de cinco novas solicitações por mês. Para facilitar o processo de criação dessas unidades de conservação e viabilizar seus instrumentos de gestão, como o plano de manejo, monitoria e gerenciamento, o ICMBio instituiu o Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (SIMRPPN). Leia mais

Com o ICMBio, parques receberam mais investimentos e visitação triplicou

parqueBrasília (06/09/2012) – A visitação nas unidades de conservação teve um crescimento considerável a partir de 2007, quando foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Um ano antes, em 2006, os números indicavam que 1,9 milhão de pessoas haviam visitado algum parque ou floresta nacionais. Cinco anos depois, em 2011, esse índice beirava a casa dos 5 milhões. Agora, em 2012, todas as estimativas apontam para 5,5 milhões, ou seja, praticamente três vez mais do que foi registrado seis anos atrás.

Instituto desapropria 138 mil hectares e acelera regularização fundiária das UCs

REBIO JARUBrasília (05/09/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemora, nos seus cinco anos de vida, o saldo de 138.510 hectares desapropriados no interior de unidades de conservação (UCs) federais, em um processo pioneiro de consolidação territorial das UCs no período de 2009 a 2012. Isso equivale a R$ 132,2 milhões em desapropriações alcançadas pela autarquia.