Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Criação de RPPN

O proprietário interessado em ter seu imóvel, integral ou parcialmente, transformado em RPPN, deverá acessar o Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - SIMRPPN e preencher o requerimento online (clique aqui e acesse o SIMRPPN).

Depois de preenchido o requerimento online, basta reunir a documentação e enviar junto com o requerimento gerado pelo sistema para o ICMBio em Brasília. Os documentos podem ser encaminhados via correio ou por e-mail no formato pdf.


Tramites do processo de criação de RPPN:

1 – Proprietário: Gera o requerimento de criação da RPPN no SIMRPPN e o encaminha, juntamente com a documentação para o ICMBio em Brasília (via Correios ou por e-mail).

2 – ICMBio: Análise da documentação; Promove a consulta pública da Reserva e Realiza a vistoria técnica na área da RPPN proposta.

3 – ICMBio/PFE: A Procuradoria Federal Especializada (PFE), no ICMBio, realiza a análise jurídica da documentação, da minuta de portaria de criação da RPPN e do Termo de Compromisso.

4 - ICMBio: Após a realização das etapas descritas acima (caso não haja nenhuma pendência), é encaminhado ao proprietário o Termo de Compromisso para aberbação da RPPN à margem da matrícula do imóvel.

5 – Proprietário: O proprietário averba o Termo de Compromisso e encaminha a certidão de averbação da RPPN para o ICMBio em Brasília/DF (via Correios ou por e-mail). 

6 – ICMBio: Averbada a RPPN, o ICMBio publica a portaria de criação da RPPN no Diário Oficial da União (DOU).


Envio do Requerimento e da Documentação:
O requerimento e a documentação pode ser encaminhado via correio ou por e-mail ao ICMBio.

Via correio
Requerimento e documentação impressos.

Endereço:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Diretoria de Criação e Manejo de Unidade de Conservação
Coordenação de Criação de Unidade de Conservação
Caixa Postal nº 7993 - CEP: 70673-970 - Brasília/DF

Por e-mail:
Arquivos em meio digital no formato pdf.

Endereço eletrônico:
rppn.sde@icmbio.gov.br


Telefone para contato:
Coordenação de Criação de Unidade de Conservação (61) 2028-9025


Informações Adicionais:
 
Roteiro para criação de RPPN Roteiro para criação de RPPN que ensina como preencher o requerimento online para criação via SIMRPPN, e ainda esclarece diversas dúvidas sobre os procedimentos para a criação da reserva.


registrado em:
Fim do conteúdo da página