Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Documentação necessária para a criação de RPPN

1.  requerimento gerado pelo SIMRPPN, contendo a assinatura do proprietário, e do cônjuge ou convivente, se houver.
  • Quando se tratar de condomínio, todos os condôminos deverão assinar o requerimento ou indicar um representante legal, mediante a apresentação de procuração.
  • Se for pessoa jurídica o requerimento deve ser assinado pelos seus membros ou representantes  com poder de disposição de imóveis, conforme seu ato constitutivo e alterações posteriores.

2.  cópia autenticada da cédula de identidade do proprietário; do cônjuge ou convivente; do procurador, se for o caso, e dos membros ou representantes quando pessoa jurídica.

3.  certidão negativa de débitos expedida pelo órgão de administração tributária competente para arrecadação dos tributos relativos ao imóvel (ITR), atualizada. A certidão pode ser emitida através do site da Receita Federal.

4.  certificado do Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), atualizado e quitado. O CCIR pode ser emitido através do site do INCRA.

5.  três vias do Termo de Compromisso, assinadas por quem firmar o requerimento de criação da RPPN (Baixar modelo de Termo de Compromisso).

6.  título de domínio do imóvel no qual se constituirá a RPPN.

7.  certidão atualizada da matrícula e registro do imóvel no qual se constituirá a RPPN, indicando a cadeia dominial válida e ininterrupta, trintenária ou desde a sua origem.

8.  certidão de ônus reais e ações reais e pessoais reipersecutórias sobre o imóvel.

9.  planta impressa da área total do imóvel indicando os limites; os confrontantes; a área a ser reconhecida, quando parcial; a localização da propriedade no município ou região, e as coordenadas dos vértices definidores dos limites do imóvel rural e da área proposta como RPPN, georreferenciadas de acordo com o Sistema Geodésico Brasileiro, indicando a base cartográfica utilizada e assinada por profissional habilitado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e seu comprovante de pagamento.

10.  memorial descritivo impresso dos limites do imóvel e da área proposta como RPPN, quando parcial, georreferenciado, indicando a base cartográfica utilizada e as coordenadas dos vértices definidores dos limites, assinado por profissional habilitado, com a devida ART e seu comprovante de pagamento.


Se for pessoa jurídica, o interessado deve enviar ainda:
1.  atos constitutivos e suas alterações, no caso de requerimento relativo a área de pessoa jurídica.

2.  certidão do órgão do Registro de Empresas ou de Pessoas Jurídicas, indicando a data das últimas alterações nos seus atos constitutivos, no caso de requerimento relativo a área de pessoa jurídica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página